Maria Cremilda da Silva Melo

Maria Cremilda da Silva Melo
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: Escola Estadual Professora Edite Machado
  • Formação: Graduada em Letras-Português, pela Universidade Federal de Alagoas, e pós-graduada em Literatura Brasileira, pela Universidade Candido Mendes.
  • Estudante finalista: Pedro Henrique de Araújo Silva
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Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta - Leciono há sete anos. Iniciei a carreira no Ensino Fundamental, mas atualmente trabalho apenas com o Ensino Médio. Fui aprovada nos dois últimos concursos do Estado de Alagoas e trabalho numa escola de tempo integral.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador? Conte algo sobre ela.

R – É sempre uma honra muito grande participar desse projeto e a cada ano adquirimos mais experiência, o que fortalece a preparação dos participantes.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – Faz sete anos que participo do projeto e em 2015 minha aluna venceu a etapa estadual. Em 2013, 2014 e 2015, além de trabalhar todo aspecto relacionado à modalidade do texto dissertativo-argumentativo, também preparava os estudantes em relação à abordagem do tema. Entretanto, a partir da edição de 2017, a escola sentiu a necessidade de trabalhar de forma conjunta e interdisciplinar. Assim, os professores de sociologia e História planejaram aulas específicas para explicar e discutir o tema. Nesse caso, os vídeos explicativos acerca do orçamento público divulgados pelo site do Jovem Senador foram primordiais e contribuíram decisivamente para que nossos estudantes compreendessem a temática. Além disso, a escola promoveu uma palestra sobre o tema com um especialista no assunto. Depois que selecionamos três redações de cada turma, seus autores participaram de uma roda de conversa com o presidente da Câmara de Vereadores de nossa cidade antes de reescrever os textos. Essa estratégia adotada pela instituição facilitou muito meu trabalho, já que foquei nos aspectos estruturais da redação, na construção do repertório, na seleção e reescrita. 

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – O Projeto Jovem Senador contribuiu, sem dúvida, para a formação de meus alunos, visto que fomentou o interesse deles pela política, trouxe conhecimentos acerca do orçamento público, que a maioria desconhecia, e também auxiliou na preparação para a redação do Enem, já que trata do mesmo tipo textual.

P - Teve alguma dificuldade para participar do Projeto?

R – O projeto já faz parte do plano de ação da minha escola e a cada ano as estratégias adotadas pelas coordenadoras facilitam muito nosso trabalho. Portanto, não houve nenhuma dificuldade.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – A preparação para o Concurso de Redação Jovem Senador vem sendo feita de forma interdisciplinar em minha escola nos últimos três anos. O professor de Língua Portuguesa trabalha a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, as formas de iniciar introdução, as estratégias argumentativas, enfim, todos os aspectos referentes à tipologia textual exigida. Ademais, é o professor dessa área quem corrige, seleciona e solicita a reescrita dos textos.  Já os professores da Área de Humanas ministram aulas cuja finalidade é explicar a temática abordada a cada ano. Este ano, especificamente, também foram promovidas palestras sobre o tema com especialistas na área. A repercussão teve contornos inesperados, a mídia publicou diversas matérias sobre o assunto, o governador Renan Filho, o secretário de educação de Alagoas, Luciano Barbosa, e o senador Fernando Collor publicaram o quanto estavam orgulhosos desse feito em suas páginas no Instagram. Recebemos os parabéns da população capelense que está muito orgulhosa de Pedro Henrique.  

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – Caros alunos, embora, muitas vezes, vocês necessitem enfrentar inúmeras dificuldades, nunca desistam de tentar transformar suas vidas, as de seus familiares e de suas comunidades através de um posicionamento político ativo. Guardem uma frase que levo sempre comigo: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”, Mahatma Ghandi.

Professora Maria Cremilda,  orientadora do aluno vencedor de Alagoas e primeiro colocado nacional na edição 2019, conta como foi desenvolvida a redação em sua escola e a importância que vê no projeto para a formação de seus alunos.