Rafael Ramon Santos Sena da Silva

Rafael Ramon Santos Sena da Silva
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Colégio Estadual Edgar Silva
  • Cidade: Andaraí - BA
  • Professor(a): João Lima Barbosa Neto

Uma frase que gosta: “E se o mundo me condena a louco, digo que é sua vil razão a errante” - Rafael Ramon Santos Sena da Silva

 

Meu perfil...

Rafael Ramon é aluno do Colégio Estadual Edgar Silva, da cidade de Andaraí, interior do Estado da Bahia. Com vários projetos programados para o futuro, o Jovem Senador baiano quer iniciar a graduação, aprimorar o inglês e tentar uma pós-graduação no exterior. Além disso, quer também lançar um livro de sua autoria – “Gosto de escrever poemas, contas, artigos de opinião, e outros gêneros literários”.

O Jovem Senador da Bahia está no terceiro ano do Ensino Médio e tem interesse por várias áreas do conhecimento, desde as Ciências Humanas, da Natureza a Linguagens e Matemática. Rafael também não descarta de futuramente especializar-se em Ciências Políticas e operar no campo das Relações Humanas, ainda que por um período curto de tempo.

Sempre atento a novas iniciativas na área de educação, Rafael Ramon já participou das Olimpíadas de Língua Portuguesa, também como representante de seu Estado, e acredita que os jovens devem ser mais atuantes. “Acho importante que os jovens se mobilizem e não se restrinjam ao ativismo de sofá (ou “sofativismo”). Nesse contexto, evidencio a importância da formação de congressos e movimentos livres, que utilizem a arte e o debate como instrumentos de formação da cidadania”.

Como figura ilustra que admira, indicou a Imperatriz Leopoldina – Maria Leopoldina de Áustria -, esposa de Pedro I do Brasil. “A figura de Leopoldina mostra, desde tempos remotos, a busca pelo empoderamento feminino e igualdade de gênero, uma vez que, como poucos sabem, ela quem assinou o decreto de independência do Brasil diante de Portugal, na ausência de D. Pedro”.

Em suas horas vagas, Rafael gosta de escrever, ler e ouvir muita MPB. Seu livro favorito atualmente é “Voltar para casa”, de Toni Morrison.

Motivado pelo tema do Concurso de Redação de 2017, “Brasil plural: para falar de intolerância”, o Jovem Senador baiano gostou da oportunidade de tratar de um tema tão complexo e atual. “A busca pela oportunidade de dissertar a respeito da intolerância, que acredito ser o maior câncer do mundo desde sua gênese, bem como a posterior socialização com jovens de todos os estados do país foi motivador. Ademais, é uma experiência única poder conhecer e participar mais do processo legislativo, conhecimento esse cuja acessibilidade é precária no ensino regular”. Com o apoio de seu professor, João Lima Barbosa Neto, Rafael ficou ainda mais confiante e conseguiu a sua classificação.

Feliz e surpreso com a seleção para o Jovem Senador 2017, Rafael Ramon comemorou junto com sua família, todos muito orgulhosos do seu desempenho. Como expectativa para sua participação no projeto, quer ampliar seus conhecimentos sobre o mundo da política e adquirir um conhecimento teórico-prático que o ajude em sua formação cidadã.

Colégio Estadual Edgar Silva
Telefone:
(75) 33352514
Diretor:
Rosemeire Fraga Cunha
Professor orientador:
João Lima Barbosa Neto

Rafael Ramon será o representante da Bahia no Projeto Jovem Senador 2017. Aluno do Colégio Estadual Edgar Silva, foi selecionado com a redação “Abaporu: deglutição da brasilidade”. Veja, no vídeo, o que ele pensa sobre a participação política dos jovens.