Jonatha Marcone Silva de Deus

Jonatha Marcone Silva de Deus
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual Professora Edite Machado
  • Cidade: Capela - AL
  • Professor(a): Mércia Monteiro Marinho

Uma frase que gosta: “Os sonhos nada são sem as obras”. (Santa Tereza do Menino Jesus)

 

Meu perfil...

Jonatha Marcone tem muitas áreas de interesse profissional e ainda não definiu qual carreira seguir. Porém, tem uma preferência por atuar no setor da Saúde e pensa em estudar Medicina ou Psicologia.

O Jovem Senador de Alagoas acredita no potencial dos estudantes e vê nos projetos de formação política uma das saídas para melhorar atuação dos jovens. “O jovem deve ter uma participação fundamental na política nacional. Ademais, uma ótima proposta foi a implantação do parlamento jovem nas câmaras de vereadores das cidades, assim como o PJB (Parlamento Jovem Brasileiro) e o Jovem Senador que ajudam o jovem a ter uma nova concepção de política nesse país, auxiliando também uma mudança no cenário político brasileiro”.

“Nos dias de hoje existe uma descrença muito grande em relação aos políticos, porém a política é de suma importância para a sociedade. Até agora nunca me interessei por filiação partidária alguma, mas espero que a experiência no senado me ajude a compreender a política de maneira diferente”.

Como figura pública de destaque, Jonatha admiro muito o recém-canonizado Papa João Paulo II. “Foi um santo da vida diária e promoveu as mudanças que a Igreja Católica precisava, além de promover a união das religiões em favor dos menos favorecidos, do combate à fome e do cessar das guerras. Um exemplo de persistência e ardor que os jovens necessitam ter para promover as mudanças que necessitamos”.

Como hobby, Jonatha gosta de desenhar e ouvir música, especialmente Pop Rock, Eletrônica e MPB, Seu livro favorito é “menino do pijama listrado”, de John Boyne.

 

E por falar de Jovem Senador....

Motivado pela colega Arabela Moreira, Jovem Senadora de Alagoas em 2015, Jonatha Marcone decidiu que iria tentar uma vaga no projeto. “Em 2015, Arabela Moreira, minha conterrânea, foi finalista estadual do Projeto Jovem Senador. A partir daí, surgiu uma curiosidade sobre o que era o projeto. Em 2016, decidi participar e fiquei em segundo lugar na minha instituição de ensino. O desejo de representar meu estado cresceu, estudei muito e o resultado foi bastante gratificante: uma verdadeira honra que eu, minha professora orientadora e toda a equipe escolar alcançamos”.

Na Escola Estadual Professora Edite Machado, o Projeto Jovem Senador já faz parte das atividades anuais e todos estão motivados a trabalhar o tema apresentado em cada edição, é uma atividade inclusa nas aulas de língua portuguesa. Com Jonatha não foi diferente e o apoio de sua professora foi fundamental. “A professora Mércia me motivou bastante a participar do projeto, a refletir sobre o tema e a organizar minhas ideias”.

Quando saiu o resultado do Jovem Senador, Jonatha era só surpresa. “Fiquei bastante feliz! Ainda estou em êxtase! Durante o decorrer do Projeto ocorreram vários obstáculos que dificultaram a realização, mas no fim deu tudo certo. Ao receber a ligação, já sonolento na noite de 04 de outubro, fiquei maravilhado e muito feliz ao saber que iremos representar Alagoas na edição de 2017 e seremos parte da história do Projeto”.

Preparando a viagem a Brasília, o Jovem Senador de Alagoas quer trazer suas contribuições e compartilhar suas experiências com os demais jovens senadores. “A expectativa cresce bastante e a ansiedade também! Espero representar bem o meu estado e a minha cidade, assim como minha instituição de ensino. Quero aprender mais sobre como são criadas as leis que regem a sociedade e o que é possível fazer para melhorar o meio em que vivemos. Afinal, como disse a jovem senadora do Piauí Jennyfer Emanuelly, em 2016: ‘não há ninguém mais apto para dizer o que é melhor para o jovem, do que ele próprio’. Então, esperamos viver uma das melhores experiências das nossas vidas e adentrar na família Jovem Senador!”.

Escola Estadual Professora Edite Machado
Telefone:
(82) 32871358
Diretor:
Rosival Almeida Silva
Professor orientador:
Mércia Monteiro Marinho

O Jovem Senador de Alagoas 2017, Jonatha Marcone, conta como foi a experiência de participar da seleção para o projeto e como superou seus limites para ser hoje vencedor pelo estado.