Raimunda Vitória Barbosa Carneiro

Raimunda Vitória Barbosa Carneiro
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre
  • Cidade: Itapajé - CE
  • Professor(a): Germana Coelho da Silva Matos

Uma frase que gosta: “Não há esforço que um dia não seja reconhecido”.

Com 18 anos completos a Jovem Senadora do Ceará pretende estudar Jornalismo. “Sonho em realizar-me profissionalmente como jornalista, usando meus textos como veículo de informações às mais diversas pessoas, atuando na sociedade. Além disso, sonho em construir uma instituição de assistência e apoio aos idosos abandonados e/ou maltratados”.

Preocupada com o problema do abandono dos idosos, Raimunda já participou de um projeto chamado Jovem Comunicador, onde os jovens da cidade desenvolviam um programa na rádio local, aos sábados, e abordavam vários assuntos. “Foi uma grande experiência em minha vida e uma das razões por eu escolher a carreira de Jornalismo”.

Para a jovem senadora cearense os jovens precisam atuar de modo mais efetivo como cidadãos, seja se manifestando em movimentos organizados pela sociedade, nas redes sociais ou mesmo junto ao Parlamento. Para ilustrar, Raimunda cita os movimentos dos “caras pintadas” e das “Diretas Já”, como é possível participar pelo bem do país.

Sua figura ilustre de destaque é o Ministro Joaquim Barbosa, Ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal, pela sua firmeza diante dos fatos políticos, pela responsabilidade e pelo seu caráter.

Seu hobby é escrever e não pratica esportes com regularidade, apenas nas aulas de Educação Física em sua escola. Seu livro favorito é “O Diário de Anne Frank” e tem gosto diversificado para música: ouve MPB, flashbacks dos anos 80 e forró “é claro”!.

Filha de uma família simples e muito batalhadora, Raimunda tem todo apoio que precisa para sua educação, com sua mãe e avó à frente de sua formação. Quanto aos bichinhos de estimação: “Tenho sim. Cachorro, gato, galinha, até bode. Tudo que um quintal nordestino pode ter”.

E por falar em Jovem Senador...

Inspirada pela colega de escola Joyce Xavier Pacheco, que venceu o Jovem Senador em 2013, Raimunda Vitória decidiu participar da edição de 2015. Com o apoio de sua professora Germana, reescreveu várias vezes o texto até quase desistir do concurso. Mas, com o apoio de todos os professores, foi em frente e conquistou sua vaga.

A Jovem Senadora não esperava o resultado positivo. “Depois que a redação foi enviada preferi esquecê-la e não criar muitas expectativas (apesar de ter sonhado muito com o que sou hoje) para que a surpresa fosse melhor que a decepção. Então, não lembrava mais e quando recebi a notícia de um professor amigo, fiquei muito surpresa e feliz. Minhas pernas tremeram, eu ri, chorei, gritei e lembrei de todo meu esforço para que aquela notícia pudesse soar em meus ouvidos”. Sua família vibrou e chorou de emoção e todos ficaram muito orgulhosos e felizes com a classificação da filha querida.

E para o futuro em Brasília só coisas boas estão no pensamento. “Quando eu navegava no site eu vi os nomes e as fotos dos Jovens Senadores e me imaginava ali, ocupando o espaço. Sonhei e lutei por esse momento, então, espero ansiosamente para o dia em que serei oficialmente uma Jovem Senadora. Espero representar meu estado da melhor maneira possível e retribuir com minha atuação a todos aqueles que me apoiaram”.

Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre
Endereço:

Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N -
2º Andar - Bloco B - Bairro Cambeba
Fortaleza - CE
CEP: 60.822-325

Telefone:
(85) 310139683
Diretor:
Silvandira Mesquita Sousa
Professor orientador:
Germana Coelho da Silva Matos

Foi uma experiência única em minha vida. Pude conhecer de perto o trabalho legislativo do país e praticar algumas facetas do ofício. Conheci várias pessoas, de diferentes lugares do Brasil, diferentes costumes, hábitos, sotaques e pude absorver um pouco de cada um ampliando minha essência. Além de perceber que a política tem dois lados, os que ficam em Brasília e a grande maioria que estão disseminados pelos estados afora, e para que ela de fato funcione os dois lados devem estar a par de tudo que acontece e se impor, fazendo, assim, valer a democracia tão almejada e felizmente alcançada.