Arabela Melo Moreira Silva

 Arabela Melo Moreira Silva
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Escola Estadual Professora Edite Machado
  • Cidade: Capela - AL
  • Professor(a): Maria Cremilda da Silva Melo

Uma frase que gosta: “O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã” - Leonardo da Vinci.

A jovem senadora de Alagoas reside em Capela, no interior do Estado e estuda na Escola Estadual Professora Edite Machado. Com apenas 16 anos, já sabe qual carreira seguir e pretende cursar jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. “Meu maior sonho é ser uma jornalista bem-sucedida e viajar o mundo todo para trabalhar nos casos mais polêmicos”.

Apesar de ser neta de uma importante personalidade política local, Arabela não pretende atuar na área e não é filiada a nenhum partido político. Acredita que é preciso agir, mas que há outras formas de atuação política. “Os jovens devem participar de forma mais efetiva da vida política, devem conhecer os problemas sociais e buscarem soluções constantemente. Para isso, é crucial que sejam incentivados desde cedo a conhecer essa ciência”.

Embora não esteja envolvida em projetos de cidadania, participou da “Consciência Ambiental”, uma iniciativa desenvolvida em sua escola voltada para as questões de consumo consciente e preservação do meio ambiente.

Como figura pública de destaque, indica a jornalista Fátima Bernardes. “Admiro a jornalista e apresentadora, por causa da grande competência que ela possui para realizar reportagens e apresentar seu programa”.

O hobby de Arabela é ler, seu livro favorito - “A princesa adormecida”, de Paula Pimenta. Quando o assunto é música, gosta de Sertanejo e MPB e não é muito chegada a esportes, gosta somente de caminhar.

Com uma família muito unida e presente em sua vida escolar, a jovem senadora de Alagoas sente-se sempre apoiada em seus projetos. Todos moram em uma fazenda e sobrevivem da agricultura familiar, contando com o auxílio dos familiares. Arabela gosta muito dos animais de estimação que vivem na fazenda e o favorito é a cadela Pipoca.

Para participar do Projeto Jovem Senador, a estudante contou com o incentivo de suas coordenadoras e, em especial, de sua professora de português, Maria Cremilda da Silva Melo. Segundo Arabela, a professora incluiu o projeto em sua disciplina e estimulou os alunos a debaterem o tema da edição de 2015 – “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Ao saber de sua classificação para o Jovem Senador 2015, Arabela ficou surpresa: “Fiquei extremamente feliz, nem conseguia falar de tanta emoção. Minha família ficou muito orgulhosa e expressou o maior apoio”. Quanto à participação nas atividades do Projeto, a jovem senadora de Alagoas diz estar ansiosa para conhecer a rotina e o trabalho de um senador: “Quero apresentar minhas propostas e conhecer os demais finalistas”.

Escola Estadual Professora Edite Machado
Endereço:

Gerência de Desenvolvimento Educacional - GEDE e Supervisão de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar - SPOC
Sala 8 A
Av. Fernandes Lima, s/nº
Escola Estadual José Correia da Silva Titara - CEPA
Bairro Farol
Maceió - AL
CEP: 57.055-055

Telefone:
(83) 32871358
Diretor:
Marcos Antonio da Almeida Silva
Professor orientador:
Maria Cremilda da Silva Melo

Antes de participar do Projeto Jovem Senador minha vida era completamente diferente. Quando iniciei meus estudos na rede estadual fui ignorada por muitas pessoas pelo simples fato de me deslocar da fazenda onde moro para ir à escola. Apesar de tudo, eu sempre acreditei que chegaria ao castelo dos meus sonhos e que deveria haver um propósito em minha vida. Simplesmente seguia meu caminho pela estrada de barro, meus sonhos e eu, sempre sentindo alguém me guiar. Eu procurava e ainda procuro honrar o nome do meu saudoso avô, uma importante personalidade política do município de Capela, que não conheci, mas deixou legado de determinação e superação. Por isso sempre insisti em acreditar que o tempo era o compositor do meu destino e realizaria meus sonhos.

Em meio a tantas tribulações, a tanta  luta por sonhos distantes eis que, no dia 08 de outubro de 2015, o telefone de minha casa recebe uma ligação do Senado Federal anunciando que eu seria a representante de Alagoas no Projeto Jovem Senador. Eu não estava em casa, mas quando a informação chegou até a mim através de uma mensagem de minha prima no WhatsApp fiquei extremamente feliz, e ao mesmo tempo sem reação, não conseguia nem falar de tanta emoção. Quando o diretor da minha escola confirmou a informação a emoção foi maior ainda, fui abraçada por meus amigos, professores e funcionários. Diante disso, senti que meus esforços valeram a pena, que deveria haver uma razão para tudo aquilo.

Se eu fui a privilegiada entre milhares de inscritos devo isso ao apoio da direção escolar, além da determinação e comprometimento da minha professora Cremilda Melo, que mesmo em período de greve resolveu dar suas aulas normalmente e apoiar a minha disposição. Essa conquista foi o resultado de um trabalho em equipe e a preocupação com o pedagógico por parte de toda a escola. Minha amada escola, que é pequena, mas tem muitos brilhos e valoriza a cultura local. O sentimento que me motivou foi o mesmo que até hoje direciona os rumos da educação nesta unidade escolar: o amor. Além disso, minha paixão pelas letras flui com o apoio de minha mãe, Andreia Moreira, e a fazenda onde vivo, ambiente que me inspirou a escrever a redação.

No dia seguinte ao que recebi a notícia, 09 de outubro, me ligaram de Brasília. Uma voz muito doce que mesmo desconhecida me deixou ainda mais emocionada, porque até então eu estava vivendo em um sonho. Não imaginava que um mês depois que recebi a melhor ligação da minha vida teria uma experiência tão incrível em Brasília com lindos sotaques, com as mais lindas histórias e com a cultura do Brasil inteiro. Passei uma semana com pessoas muito especiais, que fizeram de uma semana tão intensa a melhor da minha vida. Melhor porque nós aproveitamos cada momento como se fôssemos amigos de infância. Melhor porque eu pude conhecer trabalho legislativo. Melhor porque eu fui tratada muito bem pelos coordenadores do projeto. Enfim, foi a melhor semana de minha vida porque eu aprendi que os jovens devem participar de forma mais efetiva da vida política, devem conhecer os problemas sociais e buscarem soluções constantes.

Eu voltei para Capela, a minha amada Capela, com a certeza de que minha vida mudaria completamente depois da minha participação no Jovem Senador, porque eu voltei madura, com muita determinação, com bastante conhecimento para incentivar os jovens da minha cidade a conhecer a política. Naquele dia descobri que este era o propósito de minha vida: incentivar as pessoas a lutar assim como lutei, a nunca desistir dos seus sonhos, pois quando lutamos por um ideal a vida te oferece tudo em dobro.

Eu voltei para minha cidade com uma nova família no coração. Com o Brasil no coração. Minha eterna gratidão a todos.