João Vitor Silva

João Vitor Silva
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes
  • Cidade: Rondonópolis - MT
  • Professor(a): Andrea Luciana Sari Sampaio

Uma frase que gosta: “Só sei que nada sei”. Sócrates

Filho de uma família pequena e harmoniosa, o jovem senador de Mato Grosso, João Vitor, é um defensor da natureza - está sempre ligado nas questões de proteção ao meio ambiente e participa de projetos sociais de sua comunidade, na cidade de Rondonópolis, interior do Estado.

Embora não seja um esportista por natureza, pratica algumas modalidades e está em dia com as caminhadas. Nas horas vagas, gosta de ler e ouvir música. Um dos seus livros favoritos é “A Hora da Estrela” da escritora Clarice Lispector que, segundo João, levou-o a uma “reflexão intensa”! Quanto às preferências musicais, considera-se muito eclético, só não aprecia as “músicas que banalizam a imagem de alguém ou de um grupo de pessoas”.

Decidido, João acredita que pelos estudos poderá conquistar uma boa formação profissional e contribuir para o desenvolvimento de um país melhor.  Para o futuro, o jovem senador tem um sonho a ser concretizado: quer fazer o curso de Engenharia Civil em uma Instituição Pública de Ensino e atuar principalmente em obras de cunho social.

O jovem senador de Mato Grosso vai além do discurso e põe em prática o que considera uma forma de atuação política: envolve-se em ações de natureza sócio-educativas e estimula medidas que tem por objetivo preservar a natureza. “Ajudo colegas, auxiliando-os nas atividades escolares e motivando-os a participarem de projetos como o Jovem Senador, Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Simulados e Dia de Ação Social na Escola”.

João Vitor também colabora com a coordenação da escola e participa do Conselho Fiscal. Com vizinhos e amigos troca ideias e defende o plantio de grama e árvores em frente de suas casas. Para o jovem senador de Mato Grosso, o que importa é a mobilização e não a dimensão dos projetos: “Acredito que pequenas atitudes podem mudar o nosso País”.

Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes
Endereço:
Telefone:
(66) 34221276
Diretor:
Helaine Cristina Franco Borges Leal
Professor orientador:
Andrea Luciana Sari Sampaio

"Sempre fui tachado de curioso, inicialmente isso me ofendia, mas hoje tenho orgulho. E foi esse sentimento que me motivou a escrever uma redação para concorrer ao Concurso do Senado Federal. Fiquei conhecendo o projeto por meio de um cartaz pregado próximo ao bebedor da escola, e aquela árvore de letras parecia me mostrar que era uma grande oportunidade. Busquei informações e fiz muitas leituras, para escrever uma redação de qualidade, até porque, se tratava de um concurso. E a dedicação não foi em vão. Minha ida a Brasília, no Distrito Federal, até então desconhecido por mim, foi marcante. Pude conhecer o local e sua influência por todo o país. Entender melhor o funcionamento da Democracia, tão famosa, porém pouco estudada pelos jovens, motivou a mim e a todos os que me conhecem a participar mais efetivamente desse processo que envolve a todos. Conhecer o processo de criação, votação e aprovação de uma lei é importante para que se possa debater com maior vigor e compreender o impacto que isso causa na vida do cidadão. Entender a interação que há entre os Três poderes cativa, a todos os que conhecem a fundo, como nós, por meio do Jovem Senador, a seguir uma carreira política que seja de fato honesta e que tenha como compromisso com o povo brasileiro acima de qualquer outra coisa".