Isameire Demétrio da Silva

Isameire Demétrio da Silva
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2011
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buriti
  • Cidade: Buritis - RO

O programa Jovem Senador é um velho conhecido de Isameire Demétrio da Silva. Afinal, sua escola representou o estado em duas disputas anteriores. “Fiquei animada com o início das inscrições e comecei a escrever a redação. Decidi continuar o legado e representar Rondônia”.

Não tardou e a notícia chegou de modo surpreendente.  “Realizaram um momento cívico antes da aula, chorei muito”, sorri ao lembrar-se da ocasião.

Outro momento marcante foi a permanência em Brasília. “Foi a melhor sensação vivida até hoje. Saber como funciona a estrutura para elaboração dos projetos de leis, ver que há muito trabalho e principalmente pessoas competentes que auxiliam nossos senadores na elaboração dos projetos foi algo indescritível”.

Hoje, Isameire se prepara para um novo desafio, a faculdade de Pedagogia que iniciará na Universidade Federal de Rondônia. “Espero no futuro pode ser uma boa pedagoga, que saiba ser humana e que dentro do possível consiga ajudar na educação do país”, planeja ao pedir a continuidade do projeto. “Peço que continuem com o Jovem Senador, pois ele é capaz de estimular uma cidade inteira e estimula os alunos a estudarem mais”, solicita, agradecida à experiência de viver o processo democrático e conhecer jovens do Brasil inteiro. “Os sotaques eram muito divertidos", sorri.

Entrevista concedida por e-mail, em 21/04/2012.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buriti
Endereço:
Telefone:
(69) 32382481
Diretor:
Fabiana Maria dos Santos Silva

"Para início de conversa gostaria muito de agradecer a dedicação que vocês têm conosco, sempre presentes, nunca nos abandonam e nos transmitem a sensação de que seremos Jovens Senadores o resto da vida... É muito bom esse sentimento de carinho que sentimos da parte de vocês.

Eu estou cursando pedagogia. É um curso muito bom de ser feito. Ele proporciona um abrir de olhos para a nossa realidade escolar. Por meio dele começamos a ver os problemas que a educação enfrenta e de como o Professor exerce um papel fundamental na vida escolar dos seus alunos. Assim como tive professores que jamais esquecerei, gostaria de não ser esquecida por meus alunos. Gostaria de deixar neles um pedacinho de mim... Mas não podemos deixar de lado as más condições que os professores enfrentam em sala de aula, o que acaba desanimando a prática docente.

O projeto Jovem Senador tem a capacidade de nos deixar "metidos", pois querendo ou não me sinto muito orgulhosa de ter ganhado esse concurso e de ter tido a oportunidade de estar indo a Brasília e conhecido os trabalhos que vocês realizam com muito esmero.

Depois do concurso, começamos a olhar o Senado com outros olhos. Vemos o quanto é importante o trabalho dos Senadores e o quanto que eles tem que ser responsáveis, votar medidas que venham a favorecer o povo brasileiro de modo geral e não apenas interesses particulares. Se todas as pessoas tivessem a oportunidade de um dia ir no Congresso Nacional, com certeza seríamos brasileiros mais atuantes, participantes da vida política."