Bryan Wender Debiasi

Bryan Wender Debiasi
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2010
  • Escola: Escola Estadual 12 de abril
  • Cidade: Terra Nova do Norte - MT

Obs.: somente a partir de 2011, os alunos premiados no Concurso de Redação passaram a atuar como Jovens Senadores.

Escola Estadual 12 de abril
Endereço:
Telefone:
(66) 35341217
Diretor:
Jane Aparecida de Barros Alberto

"Fui até Brasília para representar o meu estado, minha cidade, onde fui recebido com muitos abraços repletos de belas informações, e grandes incentivos. Ainda não tinha formado em minha cabeça qual curso de nível superior iria tentar vaga ao fazer o ENEM, mas ali, em Brasília, tudo começou a amadurecer, várias portas começaram a se abrir. Após algum tempo de conversa com pais, e amigos, resolvi tentar a Universidade Federal de Mato Grosso, para o curso de Farmácia, onde consegui uma das vagas e iniciei meus estudos.

Comecei a trabalhar em um projeto de bioprospecção que investiga os compostos químicos presentes no veneno encontrado nas glândulas dos anfíbios (sapos). Os resultados obtidos têm sido muito promissores, especialmente no combate ao câncer e em outras aplicações na área agrícola. Nosso estudo recebeu, em 2012, o prêmio de melhor trabalho no Simpósio Da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, em 2014, menção honrosa no 4th Brazilian Conference on Natural Products e, nesse mesmo ano, recebi da PROPEQ - UFMT o prêmio Estudante de Iniciação Científica Professor Severino Meirelles, além de mais uma menção honrosa na XXIX Reunião Anual da FeSBE. Em 2015, recebi a notícia de que nosso projeto foi um dos ganhadores do prêmio Top Ciência da BASF.  Agora, entro em mais um grupo de pesquisa na parte de nanotecnologia.

Estou desempenhando este projeto desde 2012, e o amor por ele só aumenta, assim como o amor pelo curso que faço, pelo amplo leque que o curso de Farmácia nos propicia para atuarmos, assim que finalizá-lo desejo continuar meus estudos, e agradeço a todos que estão comigo e me ajudaram, desde o dia em que pisei em Brasília, até as pessoas que ainda andam do meu lado, me orientando, e me fazendo aprender".