Mestres em ação

 

Se há o dom para escrever, dom maior é de quem sabe ensinar. Neste espaço, você vai encontrar as dicas daqueles profissionais que fazem parte da sua formação, escolar e pessoal, e estão sempre dando aquela ajuda!

Se conhecer algum professor que queira colaborar com essa coluna, fale conosco.

O Jovem Senador quer ajudar a divulgar o trabalho daqueles que fazem a diferença e se dedicam à educação no Brasil.

 

“Parlamento Jovem: como implementar?”, é um e-book do jornalista Edson Gil Santos Junior, que tem se dedicado a sistematizar estudos e pesquisas no campo da comunicação em instituições públicas. A publicação é um relato da experiência da Câmara Municipal de Palmeira (PR), que implantou com êxito o seu Parlamento Jovem, inspirado pelo Projeto Jovem Senador. A obra estimula a reprodução do modelo em outras Casas Legislativas para aproximar o público jovem da atividade política local, tem uma linguagem de fácil compreensão e serve de modelo para ser implementado em municípios de até 70 mil habitantes.

Projeto "Humanizar é preciso". É uma iniciativa que tem por objetivo melhorar o rendimento, diminuir a retenção e a evasão escolar e, principalmente, resgatar valores humanos que proporcionam a melhor convivência entre alunos, professores e membros da comunidade escolar. O coordenador do projeto, professor Francis Lobo, da Escola Técnica Padre Carlos Leôncio da Silva, da cidade de Lorena/SP, apresenta a proposta e compartilha todas as dicas para quem estiver interessado em desenvolver o trabalho em outras unidades escolares. O Projeto “Humanizar é preciso” nasceu em 2012 e, depois do sucesso de várias edições, virou um livro e servirá de referência para ações pedagógicas voltadas para uma escola mais humana. Confira com detalhes e compartilhe.

Mesa Redonda de Filosofia. Motivado pelo tema do Jovem Senador de 2018 - “A Constituição Cidadã 30 anos depois” – Francis Lobo criou um método prático e dinâmico para discutir o assunto com seus alunos e explorar novas abordagens sobre a importância da participação política. Confira o documento na íntegra e todas as importantes dicas para desenvolver o trabalho com seus alunos.

Como fazer uma redação para o Enem. Confira o material produzido pelo Prof. Dr. Marcos Fábio Belo Matos, da Universidade Federal do Maranhão, Campus da cidade de Imperatriz-MA, que orienta de modo prático e objetivo como fazer uma ótima redação para o Enem.

No Blog da Dad Squarisi você encontra dicas diárias de português tendo como matéria principal as notícias publicadas no Correio Braziliense, principal jornal de circulação no Distrito Federal. Além disso, você não pode perder as orientações preciosas dessa super profissional da língua portuguesa que mostra o passo a passo da redação nota 10.


Veja também: