Jovem senadora que atua em UTI contra a covid é vacinada

Jovem senadora pelo Rio Grande do Norte em 2012, Jéssyca Gabriela Soares dos Santos é enfermeira formada pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) e trabalha desde o início da pandemia na UTI que atende casos de covid-19 no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos (PB). Por lidar diretamente com pacientes que contraíram a doença, Jéssyca foi vacinada na quarta-feira (20). Agora protegida contra o novo coronavírus, ela se sente ainda mais motivada a salvar vidas ameaçadas pela forma grave da doença.

— É uma sensação de alívio e também de alegria por ter tido o privilégio de ser vacinada logo no início da campanha. E de muita gratidão a Deus, aos cientistas e ao SUS. Me sinto mais protegida, apesar de saber que ainda preciso da segunda dose para realmente me tornar imunizada por completo. No trabalho, diminuiu o medo de uma possível reinfecção.

Jéssyca, que já teve a covid-19, deve tomar a segunda dose da vacina no dia 18 de fevereiro. Segundo ela, o início da vacinação deixa os profissionais de saúde mais tranquilos para atuar com os pacientes.

— Com a chegada da vacina os profissionais estão mais alegres e otimistas. Afinal, a vacina era o que queríamos, é a nossa esperança de dias melhores.

Ela conta que, com a inauguração de novos leitos de UTI voltados para o atendimento aos pacientes de covid, atualmente todos os doentes graves estão conseguindo atendimento na sua cidade.

No combate à pandemia, Jéssyca ressalta também a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

—Acho fundamental, pois apesar de existirem muitas fragilidades. Com o SUS, as pessoas conseguem ser atendidas e medicadas gratuitamente.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest