Ex-jovem senador desenvolve ações de cidadania para a juventude na Bahia

O município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, tem trilhado um caminho de sucesso na implementação de projetos para os jovens. Em 2019, a cidade conseguiu o oitavo lugar, na região Nordeste, no prêmio de inovação em políticas públicas para a juventude, oferecido pelo governo federal.

Parte dos bons resultados veio graças ao trabalho de um jovem senador: Matheus Bacelar Vieira da Silva, que representou a Bahia no projeto em 2015. À frente da Superintendência de Políticas Públicas para a Juventude, ele tem buscado implementar atividades para desenvolvimento profissional e político aos jovens da cidade.

Uma dessas iniciativas é o programa “Jovem Vereador”, que nasceu com o objetivo de aproximar os estudantes das interações políticas do município e teve como fonte de inspiração o Jovem Senador. Os participantes são selecionados em um concurso de redação e os autores dos dezenove melhores textos exercem o mandato de jovem vereador, com duração de um ano letivo. Neste período, eles apresentam e debatem projetos de lei, que são votados em três sessões ordinárias do Programa.

Matheus ressalta que sua passagem pelo Jovem Senador o fez perceber que poderia colaborar com o engajamento e a motivação de outros jovens para renovar a política da sua cidade.

- É uma experiência inigualável, gera uma transformação de concepção política incomparável. Existem espaços que precisam ser ocupados por nós jovens, afinal de contas, precisamos colaborar com novas ideias, rejuvenescer hábitos para que possamos desfrutar do real sentido da política, que é transformar a vida de pessoas - diz.

Além do “Jovem Vereador”, a cidade também possui programas como o “Prepara Jovem”, que já ajudou mais de 70 estudantes se prepararem para o vestibular, e o “Jovem Ambientalista”, que estimula a conservação dos ecossistemas da cidade.

- Costumo dizer que o paradigma de que ‘política é para quem entende’ tem sido gradativamente modificado pelo vigor da Juventude e por iniciativas voltadas para este público - acrescenta Matheus.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest