Comissão escolhe os vencedores estaduais do Programa Jovem Senador

Começou nesta terça-feira (1º) a correção das redações finalistas estaduais do 12º Concurso de Redação do Senado Federal, evento que classifica os representantes que participarão do Programa Jovem Senador 2019. O concurso de redação já faz parte da rotina de várias escolas, regionais de ensino e secretarias. Desde 2011, o programa envolveu mais de 1,5 milhão de alunos, 41 mil professores e a produção de quase 700 mil redações.

Nesta primeira etapa, são classificadas, entre as três redações enviadas pela Secretaria de Educação de cada unidade da federação, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. O vencedor será Jovem Senador do seu estado. A Comissão julgadora é formada por representantes das Forças Armadas, Ministério da Educação, Conselho de Secretários de Educação e analistas legislativos do Senado. Na reunião desta terça, participam os julgadores Kátia Letícia Dantas Gomes (Exército), Vanessa Rosana Soares da Silva (Marinha) e Rogério Braga Bandeira (Aeronáutica), além dos servidores Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho, Gabriel Augusto Mendes Borges, Fernanda Damiani Costa, Dinamar Cristina Pereira Rocha, José Floriano Pereira Lima Filho e José Eduardo Cruz Leão.

Na próxima quinta-feira (3), uma outra comissão escolhe, dentre as 27 redações vencedoras de hoje, as três primeiras colocadas em nível nacional. A seleção será feita por Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas, do Ministério da Educação, por Ivan Gusmão Cavalcanti, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, e pelos servidores do Senado Federal Dario Alberto de Andrade Filho, Ana Carolina Dias Sarres de Fernández Y Alcázar, e Luis Carlos Alencar Fonteles.

Os nomes dos 27 estudantes vencedores que representarão seus estados como jovens senadores serão anunciados oficialmente pelo Senado Federal no início da próxima semana. Acompanhados dos professores orientadores, eles desembarcam em Brasília no dia 25 de novembro para vivenciar a experiência de ser parlamentar, discutindo e apresentando projetos nas comissões temáticas e no Plenário. Desde o início do Jovem Senador, foram apresentadas mais de 50 sugestões, das quais 41 foram aceitas como projetos de lei do Senado e duas como propostas de emenda à Constituição.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest