Participação de Roraima no Jovem Senador cresce mais de 500%


O Jovem Senador recebeu 723 redações feitas pelos estudantes da rede pública estadual de Roraima na edição deste ano do programa. O número é 529% maior que o de 2018, quando foram entregues 115 textos. Ao todo, 2.498 estudantes se envolveram com o projeto no estado, um crescimento de 188% em comparação ao ano anterior. Também o número de professores envolvidos com o projeto subiu de 56 em 2018 para 255 em 2019, um crescimento de 355%.

De acordo com a coordenadora do programa em Roraima, Leandra Coelho Barbosa, boa parte dos resultados veio com a divulgação feita nas redes sociais. Segundo ela, com as dificuldades de locomoção entre os municípios do estado, ferramentas como WhatsApp, Facebook e e-mail foram fundamentais para aumentar o conhecimento das comunidades escolares sobre o projeto. Mas as mídias tradicionais não foram esquecidas. Leandra ressalta que as entrevistas e peças de divulgação veiculadas nas principais emissoras de rádio e televisão de Roraima também ampliaram a mensagem do Jovem Senador no estado. Para ela, os professores são os grandes multiplicadores do Jovem Senador nas escolas: “ O aumento de participação dos alunos está diretamente ligado ao número de professores engajados com o projeto”, afirma a coordenadora.

Darlan Paulino, jovem senador de 2017, também contribuiu para o sucesso do programa neste ano. O estudante disse que conseguiu divulgar o projeto em algumas visitas a escolas do interior, mas o grande diferencial foi a produção de um vídeo gravado em parceria com a Secretaria de Educação do estado em que ele e Aymê Tavares, jovem senadora de 2018, convidam os estudantes a participarem do projeto. O material foi veiculado nos sites institucionais do governo e nas redes sociais.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest