Começa a seleção nos Estados

O 12º. Concurso de Redação do Senado Federal, evento que classifica os finalistas para o Programa Jovem Senador, entra na sua segunda fase com o início dos trabalhos das comissões de avaliação nos Estados. Até o dia 20 de setembro, cada secretaria vai encaminhar para o Senado as três melhores redações, mas sem classificá-las. Depois disso, tem início a terceira etapa quando uma comissão julgadora formada pelo Senado Federal avalia as 81 redações, seleciona as 27 vencedoras, sendo uma de cada Estado, e dentre elas escolhe os três vencedores da etapa nacional. A comissão é formada por servidores do Senado e representantes das Forças Armadas, Ministério da Educação e Conselho Nacional de Secretários da Educação.

O concurso de redação já faz parte da rotina de várias escolas, regionais de ensino e secretarias. Desde 2011, o programa já envolveu mais de 1,5 milhão de alunos, 41 mil professores, e a produção de quase 700 mil redações.

“Não surpreende que o número de participantes cresça a cada ano. O Jovem Senador se sustenta numa importante parceria com as secretarias de Educação. Todos os Estados nomeiam coordenadores que trabalham conosco ao longo do ano, estimulando a participação das escolas e organizando as comissões de avaliação. Portanto, esse é o momento de agradecer a todos que se dedicam ao programa” – afirma Herivelto Ferreira, coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal.

Os nomes dos 27 estudantes vencedores que representarão seus estados como jovens senadores serão anunciados pelo Senado Federal até o dia 11 de outubro. Acompanhados dos professores orientadores, eles desembarcam em Brasília no dia 25 de novembro para vivenciarem a experiência de serem parlamentares, discutindo e apresentando projetos nas comissões temáticas e no plenário. Desde o início do Jovem Senador, foram apresentadas mais de 50 sugestões, das quais 41 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e 2 como propostas de emenda à Constituição (PEC).

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest