Jovem Senador é divulgado em programas de profissionalização dos jovens

O Jovem Senador apresenta-se como uma oportunidade para os jovens de ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil. Não só porque permite que conheçam o Poder Legislativo Federal, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis em nosso país, mas principalmente por proporcionar aos estudantes uma possibilidade concreta de pautarem discussões dentro do parlamento brasileiro. Isso só é possível porque todas as propostas legislativas aprovadas pelos jovens senadores são transformadas em Sugestões Legislativas na CDH, Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, são relatadas por Senadores da República e, se recebem um parecer favorável, passam a tramitar como Projetos de Lei do Senado Federal.

O Jovem Senador também tem despertado o interesse dos jovens que pleiteiam bolsas de estudo no Brasil e no exterior, em instituições públicas ou privadas, como forma de valorização curricular, seja pela dificuldade de seleção no projeto quanto pelo viés de formação política e educação para a cidadania, com a possibilidade real de propor leis que integrarão o ordenamento jurídico brasileiro. Os dois casos mais representativos são dos alunos Ruan (PA) e Leonardo (RO), ambos selecionados para universidades estrangeiras, respectivamente, Dartmouth College e Harvard.

É de olho nessas janelas de oportunidade que programas de profissionalização dos jovens como o CESAM - Centro Salesiano do Aprendiz, Casa de Ismael e Pronatec - Programa Nacional de Acesso a Cursos, Empregos e Concursos, estão ajudando a divulgar a iniciativa para todos os jovens que atendem.

O CESAM-DF, instituição filantrópica que oferta qualificação sócio profissional e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, abriu suas portas durante uma semana para que um representante do projeto apresentasse o Jovem Senador durante os trabalhos da Semana Cultural promovida pela instituição. O CESAM-DF atende cerca de 1.500 alunos e é, atualmente, a instituição que seleciona os jovens aprendizes que trabalham no Senado e Câmara dos Deputados. Da mesma forma, está agendado um bate-papo com os estudantes atendidos pela Casa de Ismael, instituição de assistência social que atende a crianças, adolescentes e respectivas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Pronatec, programa do Ministério da Educação destinado aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam alcançar grandes oportunidades na vida profissional, divulgou o Jovem Senador com a seguinte chamada: "Já pensou em começar uma vida pública desde cedo e garantir um ótimo currículo? Isso é possível através desse programa que deverá incentivar jovens a participar do exercício da democracia e da política no país! Saiba mais!" A matéria completa está no site do Pronatec.

O Jovem Senador é hoje um projeto de educação política consolidado, realizado anualmente, que conquistou o respeito e a confiança da comunidade escolar pela seriedade com que é executado. Mais do que o conhecimento adquirido na fase presencial, a classificação para o JS representa para a grande maioria dos participantes, uma valorização pessoal, em sua comunidade, no trabalho e uma gratificação pessoal pela conquista.

A experiência única e exclusiva dá aos participantes um sentimento real de pertencimento a um grupo e a uma causa, emponderando os jovens e seus professores orientadores e valorizando o mérito e o esforço individual dos integrantes, bem como o trabalho coletivo da comunidade escolar.

Para participar os estudantes devem escrever uma redação sobre o tema do ano: "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil". As inscrições vão até o dia 16 de agosto de 2019. Veja aqui como se inscrever.

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest