Lançado quarto volume do Arquivo S, que ganha exposição no Senado Federal

O quarto volume da coleção Arquivo S foi lançado no início da noite de quinta-feira (6) no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, do Senado Federal. O livro reúne 15 reportagens, publicadas em 2018 no portal Senado Notícias e no Jornal do Senado, sobre fatos importantes da História do país do ponto de vista do Senado. Todas as matérias são baseadas em documentos do Arquivo da Casa.

Após o lançamento, foi aberta a exposição comemorativa “Cinco anos do Arquivo S”, que poderá ser vista até o dia 28 de junho também no Ivandro Cunha Lima. Além de documentos históricos e exemplares do jornal com as reportagens expostos, uma linha do tempo indica o período da História do Brasil a que cada matéria se refere.

Ao falar sobre o livro, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), graduado em História, elogiou o Arquivo do Senado que, entre outros documentos, guarda as Falas do Trono, incluídas no Programa Memória do Mundo da Unesco, que identifica documentos com valor de patrimônio documental da humanidade. As Falas são as mensagens dos imperadores para os deputados e senadores nas reuniões de abertura e encerramento do ano legislativo da Assembleia Geral, que antecedeu o Poder Legislativo atual.

— No futuro, quando outros historiadores escreverem sobre nós, falarão de todo o patrimônio que nós temos no Arquivo do Senado. É motivo de orgulho para mim, como historiador, ser responsável, assim como vocês, por um patrimônio como esse, que deve ser por nós valorizado.

Cooperação
A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou a importância da cooperação entre as várias áreas e entre os colaboradores da Casa para que projetos como o Arquivo S sejam realizados.

— No esporte, a gente fala muito em competição. Aqui eu quero falar de cooperação, tema muito mais afeto à gestão pública e à administração hoje em dia. É a cooperação que faz o Arquivo S existir. Se não for a cooperação, a gente não caminha para a frente. Nós podemos andar todos juntos, de mãos dadas, um apoiando o outro para fazer com que sonhos se tornem realidade.

Diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Angela Brandão agradeceu todos os colegas e setores envolvidos no Arquivo S e na organização do lançamento e da exposição, como a Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing e a Secretaria de Editoração e Publicações, a Gráfica, responsável pela impressão dos livros da coleção Arquivo S.

— Quando eu cito esses nomes, além de falar de competência, a palavra que mais me vem à cabeça é paixão. É com muita paixão que as pessoas fazem isso aqui. Paixão por uma Casa que faz história, por uma Casa que tem história. Estamos fazendo história quando, há cinco anos, nós usamos os veículos de comunicação do Senado para mostrar à sociedade a importância e a riqueza do acervo que o Senado cuida e valoriza.

Parceria
Ricardo Westin, autor da maior parte das reportagens, citou o nome de colegas jornalistas que também escreveram algumas matérias para o Arquivo S, como André Luis Fontenelle, Guilherme Oliveira, Joseana Paganine, Juliana Steck e Tatiana Beltrão. As ilustrações, disse Westin, são do designer gráfico Bruno Bazílio.

A chefe do Serviço de Arquivo Histórico (Seahis), Rosa Vasconcelos, falou sobre a história do Arquivo S, quando ela apresentou o projeto aos diretores da que hoje é chamada Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (SGidoc) e da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

— O objetivo do projeto é dar publicidade sobre a relação entre os eventos históricos passados e contemporâneos brasileiros relevantes para a sociedade. A gente pega uma data ou um assunto que esteja sendo debatido na Casa e o relaciona ao passado. O Arquivo S demonstra que a preservação da memória não se dá apenas por meio de técnicas, mas também com a divulgação dos fatos e documentos referentes à História institucional e do Brasil — disse Rosa.

Fonte: Intranet do Senado

As reportagens do Arquivo S estão disponíveis no site do Senado Federal. Clique aqui e conheça.

Para adquirir as publicações do Arquivo S acesse o site da Livraria do Senado Federal.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest