Cintia Barbara Zocolotto

Cintia Barbara Zocolotto
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros
  • Formação: Graduada em Letras - Mestrado Profissional em Letras
  • Representante na semana presencial, em Brasília: (Danúbia dos Santos Hussen Ali)
  • Estudante finalista: Larissa Pires Santos

Na área da Educação desde os 18 anos de idade, a professora Cintia iniciou sua experiência profissional ensinando a Língua Inglesa em escola de idiomas. Após ser aprovada em um concurso público estadual para lecionar Língua Portuguesa, ingressou no ensino regular e descobriu o prazer de lecionar: “a paixão pela disciplina que trabalha literatura, interpretação de texto e produção textual me conquistou. Pronto! Fui completamente fisgada. Sou apaixonada pela minha profissão e por meus alunos”.

Sobre a participação no Projeto Jovem Senador, Cintia diz: “participo do Projeto desde 2011, pois acredito que os aprendizes devem ser estimulados a escrever para um leitor real, no caso específico, o público que terá acesso às redações campeãs. Tem sido uma experiência transformadora tanto para meus alunos quanto para mim. Todos os estudantes da minha escola se esmeram muito na produção textual a fim de que seus textos possam ser selecionados. Há um envolvimento expressivo do corpo discente no que se refere à escrita, e isso se deve grande parte ao Projeto Jovem Senador”.

Em sala de aula a professora promoveu amplo debate sobre o tema: “discutimos muito acerca de cada palavra que constituía o tema, pois ali havia uma charada a ser decifrada, “Constituição cidadã: 30 anos depois”. Para nós, enquanto educadores, uma dissertação-argumentativa deve ter um posicionamento crítico sobre tudo, e isso nos leva a crer que esse documento tão importante para a implantação do Estado Democrático de Direito no Brasil, ainda que tenha contribuído de forma bastante positiva, possui lacunas que precisam ser amplamente discutidas, sobretudo pela sociedade civil, não se restringindo ao poder constituído e às pessoas que cursam Direito. Por isso, houve um debate a despeito do que os alunos haviam pesquisado acerca da Constituição de 1988”.

Cintia elogia o Projeto, creditando parte do seu sucesso à liberdade dos professores de trabalhar a temática, possibilitando a cada educador utilizar metodologias diversas.

Uma mensagem para seus alunos

“Nos últimos anos, tenho chegado à conclusão de que grande parte das pessoas desistem antes mesmo de tentar. Por isso, não desista, ainda que o incentivo seja ínfimo”.