Antonny Victor da Silva

Antonny Victor da Silva
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual Firmo de Castro
  • Cidade: Porto Real do Colégio - AL
  • Professor(a): Clesia Maria Hora Santana
  • Cargo na Mesa Diretora: Presidente

Sou um jovem que gosta de jogar basquete, videogame e ler livros. O meu preferido é a Bíblia Sagrada. E é da Bíblia que retiro um frase da qual gosto muito: “Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas lhes serão dadas” (Matheus, 6:33). Também da Bíblia vem o personagem que tenho como inspiração para a minha vida: José do Egito.

A história de José do Egito é muito inspiradora pra mim porque ele era um homem sonhador, viveu grandes sonhos, mas também grandes pesadelos. Sofreu preconceito durante toda sua vida e, mesmo assim, nunca parou de sonhar, nunca deixou de acreditar que Deus estava ao seu lado. Foi vendido por seus próprios irmãos como escravo, esquecido por um amigo a quem ajudou na prisão, difamado pela mulher de seu chefe... Enfim, tinha tudo para desistir de tudo. Impressiona-me o fato de que, mesmo injustiçado pelas pessoas ao seu redor, sempre continuou fazendo o bem às pessoas. Decidiu ser benção em meio a tanta maldição e, por fim, deixou de ser escravo para ser o governador do Egito. Um exemplo, portanto, de fé e superação.

E a minha família também é fonte de inspiração e tem o papel mais importante da minha formação, tendo em vista que meus pais sempre batalharam pra que um dia eu tivesse sucesso e, sobretudo, deram-me o amor e o carinho necessário para essa jornada.

Pretendo ter graduação nas áreas de Direito e Engenharia Civil. Também tenho interesse, no futuro, em concorrer a um cargo de chefe do Executivo. Acredito que a participação dos jovens na política deve ser ativa e crítica. Uma boa maneira de exercer essa postura são os debates dinamizados em salas de aula e criando eventos para que os estudantes possam expressar sua opinião. Dessa forma, haverá um engajamento político muito maior da juventude.

Sempre fui muito fascinado em conhecer lugares históricos como o Congresso Nacional e, quando fui informado sobre o Concurso de Redação do Senado para classificar os participantes do Programa Jovem Senador, trabalhei arduamente para que esse sonho se tornasse realidade. Pra isso, tive a ajuda da direção de minha escola e de minha professora orientadora.

O processo seletivo na escola foi feito em etapas. Os professores selecionaram inicialmente as melhores redações de cada turma. Em seguida, foram selecionadas as três melhores de cada turno e, por último, a escolha das três melhores da escola. Fui classificado em primeiro lugar em todas as etapas, e a coordenação encaminhou minha redação para a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.

Quando recebi o resultado de que havia sido classificado, a tarde e a noite se transformaram em pura magia. Compartilhei o resultado em minhas redes sociais e, daí por diante, recebi uma infinidade de mensagens dos meus amigos, colegas de classe/escola e professores me parabenizando e expressando apoio.  No primeiro dia que fui à escola após a notícia, fui recebido por todos no colégio com muito carinho e ganhei até um banner em frente à escola. Todos estão muito felizes com minha conquista. Espero representá-los da melhor maneira possível.

Escola Estadual Firmo de Castro
Telefone:
(82) 35531341
Diretor:
Tony Ricardo Oliveira Costa
Professor orientador:
Clesia Maria Hora Santana