Matheus Moura Carabolante

Matheus Moura Carabolante
  • Colocação no concurso: 2º colocado nacional
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: EE. Oscar Antônio da Costa
  • Cidade: São Francisco - SP
  • Professor(a): Alexandra Nascimento de Souza

“Deus não joga dados com o Universo” - Albert Einstein

O Jovem Senador de São Paulo é da cidade de São Francisco, tem 17 anos e pretende cursar Engenharia Elétrica assim que finalizar o ensino médio. “Pretendo cursar a faculdade, participar de projetos de Iniciação Científica, absorver o máximo de conhecimento e depois prosseguir os estudos com mestrado e doutorado para posteriormente semear sonhos e desejos em alunos, pois quero ser Professor de Universidade”.

Engajado em projetos de apoio à comunidade, Matheus Moura participa, inclusive, da preparação e distribuição da sopa na Casa Espírita Francisco Cândido Xavier, atendendo pessoas carentes e necessitadas da sua cidade. Além disso, atua em Projetos e Educação Ambiental de sua escola, do Projeto SuperAção Jovem e do Grêmio Estudantil.

Para o Jovem Senador de São Paulo, a “participação dos jovens na política deve ser efetiva e compromissada, pautada em conhecimentos adquiridos através de estudos e observação da realidade que o cerca. Se o momento exigir protesto e manifestações ou produção de textos reivindicatórios, os jovens devem ser os primeiros a se manifestarem, pelo fato de apresentarem olhar crítico e ter mais coragem de se expor”.

Como inspiração, Matheus fez duas indicações. A primeira é um escritor – “uma figura do passado que me inspira muito é Machado de Assis, principalmente pela obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, onde ele expõe uma característica rude do homem daquela época e que Machado deixa transparecer que trocaria tudo na vida dele, menos a sua posição, ou seja, os seus ideais”.

Na atualidade, Matheus gosta das ideias de Gabriel, O Pensador, e do Criolo, “porque eles provocam reflexões através de canções críticas e a exposição de problemas recorrentes em nossa sociedade, além de fazer convites para que saiamos do nosso comodismo e façamos a diferença em nossa comunidade e até mesmo no país”.

Em suas horas livres, gosta de ouvir música e ler. Seu livro favorito atualmente é “Olhai os Lírios do Campo” de Érico Veríssimo.

Orgulhoso de sua família, Matheus acredita que ela foi fundamental em sua formação. “Minha família é de grande importância, pois foram eles que me orientaram desde os meus primeiros passos até hoje. Transmitiram valores éticos, morais e religiosos, ou seja, contribuíram para a construção do meu ser”.

Com o resultado de sua seleção para o Jovem Senador, Matheus recebeu cumprimentos dos amigos e professores da Escola Estadual Oscar Antônio da Costa e também deixou orgulhosos os cidadãos da comunidade de São Francisco, todos muito felizes com a conquista e a classificação em segundo lugar na edição de 2018 do Jovem Senador.

EE. Oscar Antônio da Costa
Telefone:
(17) 36931120
Diretor:
Ivonete Domingos de Freitas
Professor orientador:
Alexandra Nascimento de Souza