Gilberto Gonçalves Gomes Filho

Gilberto Gonçalves Gomes Filho
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Colégio Estadual Jalles Machado
  • Cidade: Goianésia - GO
  • Professor(a): Leydna Karla de Carvalho

Uma frase que gosta: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

 

Meu perfil...

O projeto de futuro do Jovem Senador de Goiás é estudar matemática e poder atuar tanto em Pesquisa Acadêmica quanto lecionar. Além disso, quer fazer um intercâmbio e aprender a falar inglês com excelência.

“Eu quero estudar e trabalhar na área da matemática, seja no campo de pesquisa ou na própria educação. Desde o sexto ano eu participo da OBMEP, que é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e a partir daí já conquistei uma medalha de bronze, uma de prata e duas de ouro nessa competição (além de outras medalhas em olimpíadas de astronomia, física, informática, etc. Sempre fui mais para o lado das exatas, mas recentemente estou expandindo para as redações: esse ano ganhei em 3º lugar no Concurso de Redação de Cartas dos Correios, no estado de Goiás). A matemática me encanta bastante, e sem sombra de dúvidas mudou a minha vida, a partir dos programas e oportunidades ofertados pela OBMEP. Eu espero poder retribuir isso, mostrando o quanto a matemática é interessante e desconstruindo o preconceito cultural que cerca essa ciência. Afinal, a matemática está em tudo, e não merece ser odiada gratuitamente!”.

Em sua própria escola, Gilberto dá a sua contribuição e leciona, junto com sua amiga Isadora Fernandes Siqueira, aulas de reforço de matemática para os alunos da 6ª Série. “Muitos deles têm uma séria dificuldade na matemática básica, então nós tentamos diminuir esse déficit dos alunos, a partir do trabalho voluntário”.

Além disso, o Jovem Senador de Goiás também participar do Projeto Agente Jovem, em sua própria escola. “Esse projeto reúne os jovens com perfil de liderança, geralmente os representantes de sala, e busca propor métodos para melhorar o processo de ensino aprendizagem e tornar a escola um ambiente mais receptivo ao jovem. Basicamente, esse programa consiste em jovens que se mobilizam para construir um futuro melhor, para eles e para os demais alunos na escola”.

Gilberto também acredita que os jovens devem ser mais atuantes politicamente, mas que é preciso mais espaços para a participação e o debate público. “Eu acho que os jovens devem ter uma participação mais ativa na política, mas isso requer tanto uma abertura, para que esses jovens tenham espaço para expor suas opiniões e suas ideias, quanto uma espécie de incentivo, para que os jovens se sintam atraídos a exercerem a participação política, já que esta, por sua vez, carrega um sentido muito desvalorizado e negativo devido aos atuais acontecimentos”.

Como figura pública de destaque, Gilberto indicou o matemático brasileiro Artur Avial, primeiro latino-americano a conquistar a Medalha Fields, prêmio máximo na área, equivalente ao Prêmio Nobel. “Acho incrível o trabalho que ele desenvolve nesse campo e sua trajetória é brilhante, mostrando-se um verdadeiro prodígio desde a sua juventude”.

Em seu tempo livre, Gilberto gosta de assistir séries, ler, tocar violão e cantar. Seu gosto musical passa por Pop, como Ed Sheeran, e Sertanejo Universitário, como Jorge e Mateus. Seu livro favorito é “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéri.

Se o tema é família, Gilberto tem elogios de sobra e muita admiração. “Eu moro com minha mãe e meu pai. Minha mãe é minha maior parceira em todos os meus projetos e olimpíadas, ela sempre me apoia e está ao meu lado para o que der e vier. Dedico parte de todos os meus prêmios a ela!”.

 

Sobre o Jovem Senador...

Inspirado pela aluna Jaqueline Ferreira, que ganhou o primeiro lugar no Estado de Goiás em 2014, aluna da mesma escola, Gilberto resolveu tentar uma vaga no projeto. “Eu sempre gostei de participar de concursos em geral, gosto de competir e de me desafiar. Já sabia da existência do concurso e como esse ano eu poderia participar, fiquei atento às datas, e assim que vi o cartaz anunciando, decidi participar, com o apoio também dos professores da escola. Apesar de ser uma atividade opcional, minha professora deu todo o suporte, desde a parte da motivação dos alunos até a parte da correção textual”.

Surpreso e feliz com sua classificação, Gilberto não esperava tanto sucesso na área da escrita, uma vez que seu forte sempre foi a matemática. Para Brasília, quer representar da melhor forma o seu Estado e aprender tudo que possa ajudar no futuro a sua comunidade.

Colégio Estadual Jalles Machado
Telefone:
(62) 33531143
Diretor:
Luzinaide Lial César
Professor orientador:
Leydna Karla de Carvalho