ImpactaJovem dá dicas para quem quer participar do Jovem Senador 2018

O ImpactaJovem realizou no último dia 10 de junho, às 19h, um encontro online para apresentar o Projeto Jovem Senador aos estudantes brasileiros e contou com a participação dos Jovens Senadores Gilberto Gonçalves Gomes Filho, representante do Estado de Goiás, Luiz Gabriel Natividade Lima, de São Paulo e Darlan Paulino da Silva Filho, de Rondônia, todos integrantes da edição de 2017.

O evento teve por objetivo apresentar o Jovem Senador 2018, explicar as regras e condições de participação, apresentar as dicas dos jovens senadores vencedores em outras edições para a elaboração das redações, bem como tirar dúvidas sobre o processo de inscrição. O vídeo completo pode ser visto em https://youtu.be/ToNF58v1LBs.

O projeto ImpactaJovem surgiu em março de 2017 com o objetivo de incentivar jovens no mundo das oportunidades acadêmicas e sociais por meio de mentorias e ações sociais. Tudo começou a partir da reflexão de três amigas, estudantes do ensino médio – Sarah, Raquel e Kethyllen - que conseguiram identificar as muitas dificuldades dos jovens de obter informações sobre as melhores oportunidades de ensino e crescimento acadêmico. Saiba mais sobre o projeto em https://youtu.be/gQ7mPKGQLN0

Sarah Evellyn, uma das criadoras do ImpactaJovem, participou do Projeto Jovem Senador em 2017, representando o Estado do Acre, e atuou como Vice-Presidente da Mesa Jovem, em Brasília. Em entrevista ao Jovem Senador, falou um pouco do trabalho do ImpactaJovem e sobre sua experiência.

- Observei que na maioria das vezes os alunos não possuem um apoio mais próximo no que se refere a imersão no mundo das oportunidades e que somente após muitas pesquisas e horas perdidas na internet é que muitos estudantes costumam descobrir os desafios acadêmicos e oportunidades – declarou Sarah.

No ImpactaJovem, as mentorias contam com voluntários que lecionam e auxiliam virtualmente em diversos tópicos como olimpíadas científicas, redação e inglês. Já as ações presenciais incentivam e apoiam jovens que buscam oportunidades para se engajar em suas comunidades. São selecionados "delegados" que recebem instruções de como desenvolver atividades voluntárias mensais em suas comunidades. A entidade tem um grande alcance, pois conta com a participação de vários jovens engajados em diferentes localidades do país.

Desde a criação do ImpactaJovem, foram feitas diversas transmissões ao vivo para divulgação de oportunidades acadêmicas, além de visitas a escolas. Os participantes do programa de mentorias já foram selecionados nos Projetos Parlamento Jovem Brasileiro, Jovens Embaixadores, Jovem Senador; conquistaram medalhas em Olimpíadas de Matemática, Astronomia e Física; foram destaques no ENEM.

- O mercado profissional atualmente está muito acirrado e a realização de olimpíadas acadêmicas e intercâmbios gratuitos, por exemplo, além de um bom desempenho no vestibular, podem ser grandes diferenciais para o jovem. E sabendo que muitos alunos vêm de escolas sem um devido suporte para a realização de atividades extracurriculares, Raquel, Kethyllen e eu decidimos criar o ImpactaJovem, como uma ferramenta que busca democratizar o acesso a esse tipo de atividade – afirmou Sarah.

O primeiro ciclo do projeto durou três meses, e a expectativa é que todos os outros durem o mesmo período. Essa fase inicial funcionou como uma experiência para que o grupo pudesse melhorar o material didático, adequar o conteúdo das aulas e investir mais tempo. É um momento de foco na fase presencial, em que os delegados vão às escolas a fim de montar palestras e dinâmicas com os alunos, em que o planejamento dessas atividades ocorre pela coordenação. Já o foco na atuação online é a realização de mentorias, em que a partir de um preenchimento de uma ficha de inscrição e a realização de uma entrevista o mentor é aceito.

- O que me deixou realizada nesse projeto é que, neste primeiro ciclo de curso, tivemos todos os alunos integrantes do ImpactaJovem Brasil inscritos no Parlamento Jovem aceitos para a fase de pré seleção. Como o projeto estava em seu início, não esperava resultados tão positivos assim. Este fato foi muito gratificante e resultados positivos, como esse, me influenciam e a todos os outros integrantes a continuarem trabalhando a fim de expandir cada vez mais o nosso projeto - declarou.

Segundo Sarah Evellyn, no decorrer do ano de 2018 haverá novas vagas para mentorias e delegados, e quem estiver interessado pode conferir em: www.facebook.com/ImpactaJovemBrasil.

 

SERVIÇO

 

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest