Jovem Senador participa do curso Empoderando a Latinoamérica no México

O Presidente da Mesa Jovem de 2016, Pedro Manoel de Souza Silva Neto, representante da Paraíba, participou em janeiro deste ano do curso de ativismo social e desenvolvimento de projetos promovido pela ONG mexicana Empoderando Juventudes, exclusivamente para jovens latino-americanos. Os alunos integrantes são selecionados por meio de um texto dissertativo que fale de um problema de ordem social/política/econômica/cultural/ambiental do país de origem, análise de currículo e uma entrevista.

O curso tem por objetivo empoderar latino-americanos para se tornarem agentes de mudança social por toda a região e oferece uma experiência direcionada a formar cidadão mais engajados e aptos a realizar projetos, atuar e propor soluções para os problemas sociais de suas respectivas comunidades, países e regiões.

- No Empoderando a Latinoamérica, fiz parte do grupo de estudo ‘Violência Política e Luta por Memórias na América Latina’. A mim, interessa muito esta questão. Escolhi o estudo de memórias por tudo que a história recente do Brasil representa e, junto a ela, a busca por memórias, quase sempre dissociável da violência política, a exemplo das ditaduras. Em contextos de censura, tortura e autoritarismo, o processo de construção de memórias é um desafio de longo prazo, nem sempre exitoso/possível. Um povo precisa saber de sua história, ter direito à verdade e à justiça. Se pensarmos assim, o direito à memória é um caminho para a justiça e tem um peso pedagógico altíssimo para os novos tempos. – declarou Pedro.

Para o Jovem Senador paraibano, foi uma excelente oportunidade de trabalhar e aperfeiçoar um projeto social próprio, que trata basicamente da promoção de cursos de formação política para jovens e assessorias para organizações e grupos de juventudes.

- O EaL representa para mim uma ampliação gigantesca de mundo. Lá pude aprender muito. Tive acesso direto a jovens de diferentes países da região e de contextos diferentes. Poder ouvir a história e experiência de atuação de cada um deles durante um mês de convivência foi inspirador. Incrível mesmo. Como jovem senador, pude compartilhar e apresentar um pouco da minha participação no projeto em 2016. Interessante que encontrei amigos ligados a programas semelhantes promovidos pelas instituições de seus respectivos países. O JS foi imprescindível para que eu pudesse ter a ousadia de voar mais longe. – ressaltou o Jovem Senador.

 

Divulgando o Jovem Senador 2018

Parceiro permanente do Jovem Senador, Pedro Manoel iniciou no último mês de abril uma agenda de divulgação do Projeto para os estudantes das escolas estaduais de sua cidade, Campina Grande. A primeira unidade visitada foi a Escola Cidadã Integral Félix Araújo, atendendo ao convite de sua primeira professora de Biologia do ensino médio, Karla Dantas Duarte.

- Essa oportunidade me deixa muito esperançoso e feliz. A cada diálogo travado percebo que há muitos estudantes interessados no Jovem Senador, mesmo que antes nunca tenham ouvido falar no projeto. Tento, através do meu relato de experiência, mostrar como é possível. Apesar do Jovem Senador ter um bom material de divulgação, expressiva parcela dos estudantes ainda desconhecem o projeto. Se conhecem, o veem muito longe, distante de sua realidade. É algo pelo qual eu passei também. Então tenho, por isso, certa autoridade no testemunho para fazer com que eles possam acreditar que é possível ser um Jovem Senador. – relatou.

Além das visitas, Pedro Manoel também montou uma plataforma no Google Drive com material de apoio para a produção da redação e espaços de discussão para uma espécie de monitoria aos estudantes interessados.

- Já tenho escolas agendadas para visitas nos próximos dias. Se me fosse perguntado como sinto nessas visitas, diria que a sensação é de ser um embaixador dos sonhos possíveis, lembrando Paulo Freire. – declarou.

Neste ano, o tema do Jovem Senador é “A Constituição Cidadã 30 anos depois” e o Jovem Senador Pedro Manoel está ainda mais animado com as várias palestras agendadas onde poderá fazer o que gosta, trocar ideias e falar aos seus colegas de como não desistir dos sonhos.

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest