Minha vida profissional e o Jovem Senador

A professora Cintia Barbara leciona desde 2001, iniciando a carreira no magistério muito nova, com apenas 18 anos. Há nove anos trabalha com a disciplina de Língua Portuguesa e tem participado do Projeto Jovem Senador desde 2011. “Sendo a modalidade dissertativa argumentativa muito importante, vi no concurso uma forma de motivar os alunos, o que de fato ocorreu, pois se tornou um evento na escola, todos querem participar”.

Segundo a professora Cintia Barbara, a Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros sempre participou do Projeto e apoia a iniciativa acreditando na melhor formação de seus alunos. “Hoje, muitos deles aguardam ansiosamente pelo próximo concurso, além de se sentirem muito mais críticos e preparados para escrever”.

Extremamente realizada com a seleção de sua aluna Eduarda Judith, Cintia Barbara trabalhou o tema de 2016 do Jovem Senador – “Esporte: educação e inclusão” - de modo a conseguir a participação de todos os estudantes. “Os próprios alunos pesquisaram e tiveram a oportunidade de expor à sala o resultado de suas pesquisas. Também explanei a respeito da estrutura do texto em questão, mesmo sabendo que já havíamos trabalhado isso anteriormente, fiz de tudo para que eles entendessem o tema proposto e conseguissem concatenar as ideias de modo a defender o ponto de vista assumido. Apresentei textos motivadores, os quais auxiliaram os estudantes na argumentação”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Tenho a certeza de que a Educação transformou a minha vida e é a única capaz de fazer o mesmo com cada m dos cidadãos brasileiros”.

"O Projeto Jovem Senador revolucionou as aulas de redação da nossa escola, visto que todos os alunos querem participar do concurso, até aqueles que pensavam não saber escrever. Nossa escola melhorou as notas da redação do Enem significativamente, em 2015, as trinta melhores notas de redação, num total de 140 alunos que fizeram a prova, receberam pontuação superior a 700. Isso é um feito histórico para uma escola pública e esse resultado aconteceu graças ao Projeto Jovem Senador, pois todos os estudantes se empenharam muito para conquistar o prêmio. O trabalho em sala de aula baseou-se no manual de redação do Enem e no entendimento do tema que era “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Discutiu-se muito sobre esses três tipos de participação política, todos os alunos trouxeram contribuições que acabaram sendo incorporadas pelos colegas em suas redações.  Os alunos precisam ser motivados e o Projeto Jovem Senador tornou-se um “motor de polpa” na escola, fazendo-os sair da zona de conforto". (Março de 2018)