Constituição Federal é tema do Jovem Senador 2018

“A Constituição Cidadã 30 anos depois” é o tema do Jovem Senador 2018 e foi anunciado pela aluna Bruna Neri Cardoso Brandão, Presidente da Mesa Jovem, na Sessão Plenária do Jovem Senador 2017, realizada no dia 1º de dezembro de 2017, no Plenário do Senado Federal.

Apelidada de Constituição Cidadã, o novo texto constitucional foi promulgado em 5 de outubro de 1988 e tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), mas os trabalhos foram marcados principalmente pela grande participação da sociedade.

Sobre o tema, o Senado Federal já iniciou a publicação de novos conteúdos que estão disponíveis no endereço www.senado.leg.br. Há um espaço dedicado especialmente ao trabalho realizado pela Assembleia Nacional Constituinte, que traz os discursos, sugestões dos cidadãos e os registros da época. Tudo sobre os 30 anos da Constituição podem ser acompanhados no Portal do Senado.

O Projeto Jovem Senador espera que o tema de sua 8ª edição ajude a resgatar parte da história política do Brasil, para que os jovens possam conhecer o passado, compreender o presente e repensar o futuro do país, onde esteja em destaque a participação ativa e crítica da juventude brasileira.

Acompanhe os trabalhos do Jovem Senador 2018 no endereço www.senado.leg.br/jovemsenador.

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest