Rio Grande do Norte realiza “Ação Dia S” para participar do Jovem Senador 2017

A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte realizou, no último dia 20 de julho, sob o comando de Véra Reis, coordenadora do Jovem Senador no Estado, mais uma edição da “Ação dia S”. A iniciativa reúne todas as escolas públicas estaduais daquela unidade da Federação para redigirem as redações que concorrerão a uma vaga no Projeto Jovem Senador 2017.

Desenvolvida durante duas semanas a ação compreende a realização de debates, encontros, palestras e outras atividades para discussão e preparação dos alunos sobre o tema do Jovem Senador 2017 que é “Brasil plural: para falar de intolerância”.

- A “Ação dia S 2017” está a mil no Rio Grande do Norte, com o debate instalado, os nossos professores motivam e integram nossos jovens a expressar verbalmente e por meio de texto o que sentem, o que pensam e o que querem. – afirma Véra Reis.

Com o apoio da secretária de Educação e Cultura do Estado, Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa, e a atuação das coordenadoras Véra Reis e Janeide de Oliveira, o “Dia S” mobilizou nesta edição cerca de 16 mil alunos em todo o estado. Atendendo ao Plano Estadual de Educação, a iniciativa trabalha as metas fixadas para os projetos de educação dos jovens: Inserção x Debate, Autonomia x Liderança, Habilidades x Competências e realiza formação específica para 16 articuladores pedagógicos, um de cada regional de ensino daquele estado.

Sucesso no estado, o “Dia S”, lembrando o “S” de Senado Federal, foi criado em 2015 e implantado em todas as escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte e tem por objetivo orientar a aplicação da redação do Jovem Senador em um calendário específico, concentrando esforços e otimizando recursos.

A Secretaria de Educação orienta o período específico único a cada Diretoria Regional de Educação que pré-agenda os calendários da aplicação com cada escola. No “Dia S”, todos os alunos e professores concentram esforços para redigir as redações que serão selecionadas para o Projeto Jovem Senador.

- O “Dia S” consolidou-se como uma ação voltada para a formação cidadã dos alunos, onde há oportunidade para se discutir e estimular ações voltadas para a educação para a cidadania, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. – relata Véra Reis.

O Rio Grande do Norte ocupa atualmente o segundo lugar em percentual de escolas participantes do Jovem Senador, mobilizando 55% de suas unidades no projeto.

 

Serviço:

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest