Uma frase que gosta: “Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz” – Bill Gates

 

Meu perfil...

Com apenas 15 anos, a nova Jovem Senadora do Ceará sonha em ser cardiocirurgiã e exercer seu papel de cidadã com toda a responsabilidade na área médica. Seu projeto é criar um sistema de atendimento médico de qualidade para as famílias carentes. “Desde criança eu tenho um amor enorme pela medicina, pela possibilidade de ajudar pessoas e salvar vidas através do meu trabalho, e é nessa área que eu quero seguir e construir a minha carreira”.

Para Ívyna Vaz, a participação política dos jovens é fundamental e eles precisam estar mais atentos. “Acredito que dentro de alguns anos, os jovens serão o principal instrumento de mudança política no nosso país. Isso depende de uma participação mais ativa da juventude e da reflexão sobre qual é o nosso papel dentro da sociedade e o que podemos fazer para melhorar a situação política atual do Brasil”.

Como figura pública, Ívyna indicou a atleta olímpica Rafaela Silva. “Ela é um dos maiores exemplos de que todo e qualquer preconceito pode ser superado. Cada um oferece ao outro o que tem dentro de si, e ela ofereceu humildade e respeito, mesmo diante de várias ofensas, mostrando nas Olimpíadas de 2016, o que era capaz de conquistar através do seu esforço”.

Em suas horas livres, a Jovem Senadora Ívyna gosta de ler, ouvir música (Pop Rock, R&B, Eletrônica e Acústica) e escrever para aperfeiçoar o vocabulário e instigar a criatividade. Além disso, a estudante do Ceará também adora assistir séries de TV com temas médicos como “Grey’s Anatomy” e “House”. Atualmente, seu livro favorito é “Eu estive aqui”, de Gayle Forman e “Diário de uma paixão”, de Nicholas Sparks.

Sobre sua família, Ívyna é só elogio: “Meus pais são muito presentes e desde sempre me apoiaram na vida estudantil, fornecendo tudo o que eu precisava para ter uma boa educação, além do grande incentivo à leitura. Da mesma forma, acompanham o meu irmão de cinco anos, que está aprendendo a ler”.

Quanto ao Jovem Senador, Ívyna empolgou-se com o desempenho das duas alunas de seu colégio que se classificaram para o projeto em 2013 e 2015, respectivamente, Joyce Xavier Pacheco e Raimunda Vitória Barbosa Carneiro, “me fez pensar na possibilidade de representar o meu estado no ano de 2016, criando uma proposta legislativa que pode auxiliar no desenvolvimento do nosso país”.

Com o apoio da escola, Ívyna ficou ainda mais empolgada com a ideia de ser Jovem Senadora. “Fui motivada não só pela minha professora orientadora, como também por todo o grupo de professores da escola, que já havia descoberto a minha afinidade com a escrita”.

Ao receber a notícia de sua classificação, Ívyna era só emoção: “Minha mãe se dirigiu a mim, com o argumento de que alguém estava no telefone à minha procura. Ao atender, não imaginava que fosse do Concurso Jovem Senador. Fiquei infinitamente feliz e não sabia o que fazer... Sorria em meio às lágrimas. Lágrimas de felicidade, é claro. Elas demonstravam que o meu esforço tinha valido a pena”.

A repercussão de sua vinda a Brasília foi grande na escola e em toda a comunidade: “Tanto a minha família, como os meus amigos e toda a comunidade foram extremamente acolhedores e expressaram uma imensa felicidade com a notícia, juntamente com o orgulho de pela terceira vez uma itapajeense ir representar o Ceará em Brasília. Isso gerou uma enorme repercussão em todo o estado, rendendo até elogios nas redes sociais do então Deputado Federal Danilo Forte, e uma entrevista na rádio local”.

Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre
Endereço:
Telefone:
(85) 33460498
Diretor:
Silvandira Mesquita Sousa
Professor orientador:
Luciane Teixeira Bastos