Jovens Senadores chegam a Brasília

Já estão em Brasília os novos 27 jovens senadores de 2016 e seus professores orientadores para participar do Projeto do Senado Federal no período de 28/11 a 3/12/2016.

Todos os participantes já começam com uma agenda cheia de atividades. No primeiro dia, tour pela Esplanada dos Ministérios, inauguração da exposição das redações premiadas e reunião de boas-vindas com a presença do Secretário de Sessões Plenárias - SGM, João Pedro de Souza Lobo Caetano, do Consultor-Geral do Senado, Danilo Augusto Barboza de Aguiar e do Diretor da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, Aguirre Estorilio Neto. Nesse primeiro momento, os alunos e professores recebem as primeiras informações sobre o projeto e também como serão desenvolvidos os trabalhos no Senado Federal. Além disso, ao final da solenidade, todos os alunos receberam seus pins de identificação como jovens senadores.

Hoje (29/11), terça-feira, será realizada a solenidade de premiação e posse dos Jovens Senadores no Plenário do Senado Federal, a partir das 11h, e contará também com a participação dos atletas olímpicos Gideoni Monteiro (Ciclismo de pista), Poliana Okimoto (Maratona Aquática) e Bruno Schmidt (Vôlei de Praia).

Após o evento, em solenidade contínua, os alunos fazem a eleição para a escolha dos estudantes que irão ocupar os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Mesa Jovem. Todos os jovens senadores podem se candidatar e os três escolhidos terão a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos do Jovem Senador 2016.

Depois de constituída a Mesa Jovem, os trabalhos legislativos tem início, sempre acompanhados pela equipe da Consultoria Legislativa do Senado Federal. Os alunos são divididos em comissões e todas as atividades são orientadas de modo que os jovens senadores possam atuar como se senadores fossem, apresentando proposições, discutindo o formato legal e defendendo seus pontos de vista.

Os trabalhos são encerrados na sexta-feira, com a discussão final no Plenário do Senado Federal de todas as propostas apresentados durante os trabalhos do Jovem Senador 2016. As proposições dos alunos tem a tramitação iniciada como Sugestão, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e, após aprovação na CDH, poderão tramitar como projeto de lei do Senado Federal.

Desde a sua primeira edição em 2011, o 162 Jovens Senadores que passaram por aqui já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte das proposições trata de temas da área de Educação e Meio Ambiente.  Três delas foram aprovadas no Senado Federal e já estão na Câmara dos Deputados desde novembro de 2014; o PLS nº 467/2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incumbir o sistema de ensino a identificar os estudantes de baixo rendimento e prover-lhes plano de recuperação; o PLS nº185/2012, que assegura a presença de professores devidamente qualificados nas redes públicas de ensino; e PLS nº426/2015, que dispõe sobre os serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho. Os projetos estão especialmente voltados para solucionar os problemas que os próprios alunos enfrentam em sua rotina de estudante, na relação com a escola, com os profissionais da área e com a qualificação profissional para inserção futura no mercado de trabalho.

A lista completa dos vencedores do Jovem Senador 2016 está divulgada no site www.senado.gov.br/jovemsenador. Os 27 estudantes do ensino médio das escolas públicas, um de cada unidade da Federação, foram selecionados por meio do 9º Concurso de Redação do Senado Federal. Mais de 6 mil professores atuaram como orientadores e mais de 282 mil estudantes em todo o país escreveram redações com o tema “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

O primeiro lugar ficou com a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”, do aluno Dilson Gabriel Pieve, Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, município de Três Pontas, Estado de Minas Gerais.

Venceu em segundo a redação “Transformando pelo esporte”, da aluna Isabelle da Silva dos Santos, Colégio Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal.

A terceira melhor redação foi “Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania”, da aluna Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, do município de Macaparana, Pernambuco.

Os perfis dos alunos e dos professores orientadores, bem como os principais números de desempenho do Jovem Senador 2016 estão disponíveis aqui.

SERVIÇO

9º Concurso de Redação do Senado Federal e 6 º Projeto Jovem Senador

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