Xuxa vem ao Senado para aprovação da Lei da Palmada

Durante a visita, ela também conheceu o projeto Jovem Senador.

(Matéria originalmente publicada na Intranet do Senado Federal)

Em visita a Casa na tarde desta quarta (4), a apresentadora infantil Xuxa Meneghel destacou a importância dos projetos de lei com foco no combate a violência. Ela lembrou a trajetória de nove anos que chega agora na aprovação da Lei Menino Bernardo, também conhecida como Lei da Palmada. Xuxa estava acompanhada da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, para apoiar a aprovação do projeto votado hoje no Plenário do Senado.

O projeto de lei 58/2014 foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e seguiu direto para a apreciação do Plenário. A proposta prevê que a violência contra a criança, mesmo em ambiente familiar, torna-se crime.

Xuxa ressaltou que a proposta, assim como a Lei Maria da Penha, tem impacto nos aspectos culturais do país e por isso assusta alguns. Ela lembrou que a violência em casa não deve ter desculpa e que, assim como a palmada hoje é comum para corrigir as crianças, o homem bater na mulher também era visto como normal até a lei Maria da Penha. Ela reforçou ainda que a violência em casa é uma das principais causas de abandono do lar.

—Já estou envolvida com essa questão há nove anos. O foco era tirar as crianças da rua, mas quando começamos a estudar mais a fundo,  tivemos várias pesquisas que mostraram que as crianças saíam de casa porque eram vítimas de violência. E essa violência extrapola e chega a casos como o do menino Bernardo. — lembrou.

A apresentadora e a ministra Ideli Salvatti agradeceram o empenho da Casa que permitiu uma rápida tramitação do projeto. Elas destacaram ainda que o efeito da proposta não é prender por conta de uma palmada, mas sim incentivar as famílias a entenderem que é possível ensinar e educar sem usar qualquer tipo de violência.

— É possível educar sem violência. Queremos que as pessoas mudem esse conceito de que as crianças só aprendem de um jeito. É possível fazer diferente — defendeu Xuxa.

Na conversa com a equipe da Comunicação Interna, Xuxa respondeu que o tema é tão importante para ela que nem o pé ainda inspirando cuidados a impediu de estar hoje na Casa.

Ela ainda teve a oportunidade de conhecer o projeto Jovem Senador desenvolvido pelo Senado. Na apresentação do projeto,  a servidora Amana Veloso, da Coordenação de Relações Públicas destacou que a ação busca incentivar os jovens a conhecer o parlamento e a entender a importância da participação na formação dos cidadãos. A apresentadora elogiou a iniciativa e se dispôs a apoiar a divulgação da ação pelo site da Fundação Xuxa.

Foto: Ana Volpe / Núcleo de Comunicação Interna

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest