Vereadores juniores de Palmeira-PR tomam posse no Curso de 2016

O Projeto da Câmara Municipal de Palmeiras foi inspirado no Jovem Senador e promove anualmente um curso sobre o Poder Legislativo local para alunos da cidade.

Nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal, foram empossados os nove vereadores jovens do município. Os estudantes seguiram o protocolo regimental da Casa de Leis na Solenidade de Posse, como na Eleição da Mesa Diretiva do Parlamento. Os PJs empossados receberam um brinde do Programa Jovem Senador, do Senado Federal.

Stefani Caroline Kapp dos Santos assumiu a presidência da Sessão por ser o vereadora eleita mais velha. Para ela coube a missão de fazer a abertura dos trabalhos na Sessão Solene de Posse. Cada um dos vereadores jovens tomaram seus assentos nas cadeiras que ocuparão durante as sessões mensais do Parlamento. A terceira turma de vereadores jovens de Palmeira foram diplomados pelo presidente da Casa, Domingos Everaldo Kuhn.

A vereadora jovem Francieli Paulin discursou em nome de todos os eleitos, e disse que o Parlamento Jovem irá proporcionar para os participantes um maior conhecimento, despertar lideranças, além de torna-los mais participativos na vida pública. “É muito gratificante temos o direito de nos expressar, assim, um pouquinho mais de perto de quem realmente entende e que tenho a certeza que irão nos ouvir com atenção durante nossa caminhada neste ano”, disse Francieli.

Em discurso, Everaldo comentou que o momento é de crise na política brasileira e esta crise acontece por um modelo antiquado de governar e de legislar. Segundo ele, com a inclusão da juventude na política, Palmeira inova, rompe paradigmas e deixa mais atrativa a entrada do cidadão na vida pública.

O presidente do legislativo palmeirense lembrou também que recentemente foi aprovado o Regimento Interno do Programa que deve ser seguido pelos participantes, instituições de ensino e vereadores. “Viveremos um ano diferente para o Parlamento Jovem, por ser ano de eleições para vereadores e prefeito, por isso, peço que tanto os estudantes que assumem como parlamentares jovens, quanto os professores e diretores das escolas participantes leiam com atenção o Regimento Interno do Programa para que não ocorram situações desagradáveis que prejudiquem a imagem do estudante, da instituição de ensino e do Parlamento Jovem de Palmeira e sua proposta de politizar”, pediu Everaldo.

Junto com a diplomação, os jovens foram contemplados com um kit com um caderno e uma caderneta do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. “Estes brindes, enviados pela equipe do Programa Jovem Senador, especialmente para a posse, reafirma a parceria da Câmara de Palmeira com o Senado Federal no compromisso de politizar a juventude”, aponta do diretor executivo da Casa, Edson Gil Santos Júnior.

Após a cerimônia de posse, aconteceu a eleição da Mesa Diretiva do Parlamento Jovem. Fora do plenário, os jovens se reuniram e formaram duas chapas, uma delas composta por Stefani Caroline Kapp dos Santos como presidente, como vice Raíne de Ramos Oliveira, como 1º secretária Franciele Paulin e como 2º secretário Lucas Padilha de Oliveira. Na chapa 2 se inscreveram para presidente a estudante Ana Júlia Muchinki Pauls, como vice Brenda Paulina Mayer, como 1ª secretária Lúcia Gabrieli Borges e na 2ª secretaria Gesaiane Rocha Santos. A chapa 1 foi a vencedora com seis votos a três para a chapa 2.

No dia 31 de março todos os 16 eleitos nas escolas (vereadores jovens e suplentes) se reúnem na Câmara Municipal para um curso em que será abordado o funcionamento do Legislativo Municipal entre outras informações pertinentes que serão usadas no decorrer do mandato pelos jovens nas demais sessões de 2016. A primeira sessão deliberativa do Parlamento Jovem acontece dia 28 de abril.

Mais informações sobre o Curso de 2016 em:

http://camarapalmeira.pr.gov.br/?pg=noticias.php&id=691#.Vur5z-IrKUk

 

Sugestão de Fonte:

  • Vanessa Albano – Coordenadora do Parlamento Jovem – (42) 8431-4407 / 9937-9787
  • Edson Gil Santos Júnior – Diretor Executivo - (42) 8431-2668 / 9113-1016

 

Texto enviado em 17/04/2016

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest