Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte lança 2ª edição da “Ação Dia S” em apoio ao Projeto Jovem Senador

A Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, por meio da Subcoordenadoria de Ensino Médio – SUEM, realizará novamente em 2016 o evento “Ação Dia S”, um dia especial, definido pelas Regionais de Ensino do Estado, destinado à produção das redações que irão participar do 9º Concurso de Redação do Senado Federal cujo tema é “Esporte: educação e inclusão”.

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte adotou como política pública promover ações de empoderamento responsável dos jovens, apoiando projetos de formação cidadã a exemplo do Jovem Senador. Para tanto, criou em 2015 o “Ação Dia S” como um estímulo à produção das redações para o Concurso de Redação do Senado, procurando incluir todas as 290 escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino no projeto que é realizado anualmente.

Cada Diretoria Regional de Educação e/ou Escola estabelece seu “Dia S” e orienta a produção dos textos na tipologia dissertativa-argumentativa sob o tema do Concurso de Redação do Senado. Todas as redações feitas e selecionadas pelas Diretorias Regionais e Escolas são encaminhadas à Subcoordenadoria de Ensino Médio, que fará a seleção das três melhores redações do Estado a serem inscritas no Projeto Jovem Senador.

Ao final da etapa de seleção no Estado, são premiadas as três melhores redações de cada uma das 16 Diretorias Regionais de Educação do RN, totalizando 48 alunos e seus respectivos professores, que recebem como prêmio tablets e medalhas, em solenidade que conta com a presença do Secretário de Educação do Estado.

Segundo a coordenadora do Projeto Jovem Senador no Rio Grande do Norte, Vera Reis, o “Dia S” é uma forma de preparar e mobilizar a comunidade escolar em torno de uma ação prática de produção das redações, que também funciona como uma forma de promover o encontro dos alunos e dos professores, e de concentrar esforços para escolher o estudante que representará o Estado como Jovem Senador em Brasília.

A iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte viabilizou um aumento de 450% no índice de mobilização das escolas estaduais no Projeto Jovem Senador. Em 2014, apenas 7,93% das escolas do Estado participaram do Jovem Senador. Mas com a promoção do “Dia S” em 2015, o percentual de escolas participantes do projeto atingiu o índice de 37,41%. Esse crescimento significou um novo posicionamento no ranking de participação no Jovem Senador, com o Rio Grande do Norte figurando agora como o segundo Estado que mais mobiliza para o Projeto. O primeiro lugar é ocupado pelo Estado de Alagoas que registrou 43% de participação em 2015.

SERVIÇO

Projeto Jovem Senador & 9º Concurso de Redação do Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest