Presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, prestigiam posse dos jovens senadores

Diversos senadores também participaram da sessão que inicia o “mandato” dos finalistas do 7º Concurso de Redação do Senado.

Foram empossados nesta terça-feira (18), os 27 jovens senadores de 2014. A cerimônia ocorreu após o evento de premiação dos estudantes, que venceram o 7º Concurso de Redação do Senado, e foi presidida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os certificados foram entregues pelo presidente da Comissão do Projeto Jovem Senador, Paulo Davim (PV-RN).

Renan elogiou os estudantes e os aconselhou a agarrarem a oportunidade e usufruírem de toda a estrutura preparada.

- Essa experiência tem como objetivo despertar o jovem para a participação política e entrelaçar gerações e visões de mundo. Os sonhos e ideias desses jovens podem se tornar realidade através das propostas porque a melhoria da sociedade depende de todos – falou o presidente.

A grande quantidade de meninas, 67%, foi notada pela senadora e procuradora especial da mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM). Apesar de comemorar o fato, ela  alertou que essa realidade ainda não representa uma tendência de aumento das mulheres na política.

- Por pouco não aplicamos a política de cotas para os meninos- brincou a senadora.

O estudante Carlos Henrique, de Mato Grosso (MT), foi eleito o presidente da Mesa Jovem. Com 52% dos votos, o presidente contou que a articulação começou por meio das redes sociais logo que se descobriram finalistas.

- Contei com o apoio do jovem senador Iago Lima, de Goiás (GO). Inicialmente ele iria se candidatar, mas entramos em acordo e ele desistiu e me passou os votos que ganharia- contou.

Ana Rita, de Minas Gerais (MG) ficou com a vice-presidência, Ricardo Ruan, de Sergipe (SE), foi o primeiro secretário, e José Patrocínio, do Rio Grande do Norte (RN), o segundo secretário.

Os senadores  José Agripino (DEM-RN), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Paulo Paim (PT-RS),Pedro Taques (PDT-MT), Eduardo Suplicy (PT-SP), Marta Suplicy(PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS) e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) também prestigiaram o evento.

À tarde, eles se reuniram em três comissões: Educação, Direitos Humanos e Meio Ambiente e Financiamento em Educação, para debaterem as sugestões legislativas que, se aprovadas, são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde podem ser transformadas em projetos de lei reais e tramitar realmente na Casa.

Núcleo de Comunicação Interna - Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest