Jovens Senadores chegam a Brasília neste domingo

No próximo domingo (17), os 27 estudantes chegarão a Brasília.

No próximo domingo (17), os 27 estudantes vencedores do concurso de redação do Senado 2013, parte do Projeto Jovem Senador, chegarão a Brasília para o início das atividades. Ao longo do dia, a equipe da Coordenação de Relações Públicas do Senado receberá os jovens senadores no aeroporto.

Na programação do dia da chegada, uma dinâmica de integração será realizada às 16h no hotel, para que todos os participantes se conheçam melhor e se apresentem uns aos outros. Às 18h, os estudantes e seus acompanhantes participarão de uma reunião informal para orientações e boas-vindas, com a Secretária-Geral da Mesa, Claudia Lyra, o Consultor Geral, Paulo Mohn, a Coordenadora de Relações Públicas, Andréa Valente, e a assessora Márcia Yamaguti, responsável pela área de eventos da Coordenação de Relações Públicas.

Na segunda-feira (18), começa a programação no Senado, com a solenidade de posse e a legislatura de três dias dos jovens senadores. Na quinta-feira (21), eles fazem visitas institucionais a outros órgãos públicos e pontos turísticos da Capital e participam do encerramento desta edição do programa.

O Projeto

O Projeto Jovem Senador é anual e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Um estudante de cada estado é selecionado por meio de um concurso de redação, realizado com apoio das secretarias estaduais de Educação. A seleção é feita em sequência, nas escolas, nos municípios e, finalmente, nos estados.

Os alunos vêm à Brasília, onde exercem, durante três dias, um mandato simulado, com propositura e votação de projetos. Nesse período, eles usam a estrutura do Senado e contam com o assessoramento de técnicos e consultores da Casa. Os documentos são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e podem vir a tramitar efetivamente no Congresso.  Atualmente, 16 projetos em tramitação foram propostos por jovens senadores.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest