Jovem Senador participa da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Jovem Senador: 7º Concurso de Redação do Senado Federal participa da Bienal do Livro de Brasília e convoca as escolas locais a conhecer de perto o projeto que trará para a Capital do país 27 jovens senadores.

A equipe do Jovem Senador esteve presente na II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de 11 a 21 de abril, realizada em Brasília-DF. O atendimento foi realizado no stand do Senado Federal e teve por objetivo apresentar aos alunos, professores e diretores das escolas públicas distritais de ensino médio o 7º Concurso de Redação do Senado Federal.

É por meio do Concurso de Redação que 27 estudantes de até 19 anos podem ser selecionados para atuarem como jovens senadores e apresentarem suas ideias. O aluno vencedor em cada unidade da Federação é o escolhido para ser jovem senador e participar, no mês de novembro, de atividades legislativas no Plenário do Senado.

Várias escolas visitaram o espaço do Jovem Senador e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o regulamento do Projeto e tirar dúvidas sobre a forma de inscrições entre outros assuntos. De Santa Maria, esteve presente o CEM 417; de Riacho Fundo veio o CED 1; do Recanto das Emas compareceu o CED 2 e da Ceilândia os alunos do Centro de Ensino 6 e do Centro de Ensino Médio 12.

A cidade satélite de Taguatinga levou os estudantes do Centro Educacional 6 e do CEMEIT. Conheceram o stand o Colégio Salomão Elias Adbom de Santo Antônio do Descoberto e o Colégio Estadual Cristovão de Oliveira. A satélite de Samambaia também levou muitos alunos para a Bienal que puderem conhecer melhor o Projeto Jovem Senador, como os do CED 619, CEM 304 - Samambaia Sul e CEM 414 - Samambaia Norte. A cidade de Brazlândia marcou presença com os estudantes do CED 3 e do CEM 1.

Em tempo

O programa Senado Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro e estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. O certame é composto pelo Concurso de Redação, que se encontra na sétima edição, e pelo projeto Jovem Senador.

"Se eu fosse Senador..." é o tema da 7ª edição do Concurso de Redação do Senado Federal, realizado com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação participarão do projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso país.

A legislatura tem duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

A legislatura tem duração de três dias, iniciando-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa, findando-se com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

A iniciativa é voltada aos alunos de até 19 anos regularmente matriculados no ensino médio, das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, basta que a instituição de ensino envie a redação escolhida para representá-la à Secretaria de Educação do Estado até o dia 22 de agosto. O órgão avaliará as dissertações e elegerá, até o dia 30 de setembro, o melhor texto que representará o Estado na etapa nacional, realizada em Brasília.

Os finalistas serão premiados com um microcomputador portátil, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também serão premiadas com computadores para uso coletivo.

 

SERVIÇO

Projeto Jovem Senador: 7º Concurso de Redação do Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest