Inscrições para o Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal vão até 31 de agosto

O prazo para as inscrições no “Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal” encerra-se no próximo dia 31 de agosto, data limite para as escolas do Ensino Médio da rede pública estadual e do Distrito Federal encaminharem as redações para as Secretarias de Educação de cada Unidade da Federação. O projeto é promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação e as secretarias estaduais de Educação.  

Para participar do concurso, os estudantes devem fazer uma redação dissertativa de 20 a 30 linhas sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O texto deve ser manuscrito em folha de inscrição própria, disponível na página do Jovem Senador – www.senado.gov.br/jovemsenador. O concurso é composto por três etapas. Na primeira, as escolas selecionam o texto de um aluno, que deve ser inscrito nas secretarias estaduais até 31 de agosto. Na segunda, as secretarias de Educação de cada Unidade da Federação selecionam os três melhores textos enviados pelas escolas e os encaminham para o Senado Federal, até 28 de setembro. Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado seleciona as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. Até o dia 15 de outubro, o Senado divulgará o nome do finalista de cada unidade da Federação e os três primeiros colocados na etapa nacional.  

Podem participar do concurso jovens de 16 a 19 anos, regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual e do Distrito Federal. Os alunos classificados irão atuar como Jovens Senadores, legítimos representantes de seus Estados e poderão apresentar, debater e votar propostas de sua própria autoria e aprender sobre o processo legislativo brasileiro.  

“Esta foi umas das experiências mais incríveis de minha vida. A sensação é que realmente você está ali para discutir leis que irão contribuir para o crescimento do Brasil. Simplesmente sensacional”, afirma o brasiliense Marcus Vinicius, terceiro colocado no concurso de 2011.   

Os primeiros colocados de cada unidade da Federação serão convidados a integrar o Senado Jovem Brasileiro em Brasília-DF. Cada finalista receberá um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros colocados da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola. Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.  

Serviço:
Inscrição: até 31 de agosto de 2012
Resultado: até 15 de outubro de 2012
Premiação: 19, 20 e 21 de novembro de 2012
Informações pelo site www.senado.gov.br/jovemsenador  
Twitter: @JovemSenador
YouTube: www.youtube.com/user/concursoredacao

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest