Escola do interior de Minas implementa Parlamento Jovem municipal

Professor voluntário decidiu criar o projeto após ver o interesse dos alunos pelo Jovem Senador.

Você conhece Fervedouro? Pois nessa cidade do interior de Minas Gerais, com menos de 11mil habitantes, João Ernani, engenheiro aposentado e professor voluntário de inglês e espanhol, está implementando um projeto de Parlamento Jovem dentro da Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa com o apoio da Câmara Legislativa Municipal.

Tendo iniciado o Parlamento Jovem municipal, o professor solicitou à equipe do Jovem Senador material de apoio sobre o processo legislativo. Em sua mensagem ele relatava a motivação percebida nos alunos que se envolveram na produção das redações para participarem do Jovem Senador 2013. Escolhida a redação que representaria a escola, ele não queria “reduzir o nível de motivação dos estudantes referente a este tão importante assunto que é o Legislativo”.

A ideia do Parlamento Jovem municipal foi recebida com entusiasmo pela Câmara Legislativa de Fervedouro, que cedeu espaço para que ali acontecessem todas as reuniões do projeto. O principal objetivo da iniciativa é estimular a formação política e cidadã de estudantes, possibilitando que eles compreendam a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no parlamento.

O projeto já está em andamento e conta com 28 alunos participantes. Ernani comemora: “encontramos o rumo certo para fazer de nossos jovens estudantes profundos conhecedores e admiradores deste fantástico universo democrático que é o Legislativo. Não tenho dúvidas, eles são jovens da zona rural brasileira, porém estarão em breve iluminando horizontes para o desenvolvimento do nosso Brasil”. Que assim seja!

Alunos da Escola Estadual Joaquim Bartholomeu Pedrosa na Câmara Legislativa da cidade, em sessão do Parlamento Jovem presidida pelo vereador Salermo Alves Braga.

Para aprofundar seus conhecimentos relativos ao Poder Legislativo, o professor João Ernani está fazendo os cursos à distância oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro - ILB. Os cursos são gratuitos. Clique aqui para conhecê-los e se inscrever.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest