Coordenador de Parlamento Jovem no Paraná visita Projeto Jovem Senador

As escolas do município pretendem incentivar membros do Parlamento Jovem de Palmeira a serem finalistas do Jovem Senador, em Brasília.

A equipe do Jovem Senador recebeu na semana passada a visita do representante da Câmara Municipal de Palmeira, no Paraná, Edson Gil, coordenador do Projeto Parlamento Jovem daquela cidade. Os alunos dos ensinos fundamental e médio do município paranaense formaram em 2014 a primeira legislatura jovem, em que atuam como vereadores pelo período de um ano, propondo projetos de lei, realizando reuniões e participando de atividades relacionadas ao legislativo municipal.

O coordenador do projeto veio a Brasília e aproveitou para conhecer a equipe do Jovem Senador, concurso anual de redações em que estudantes do ensino médio de escolas públicas de cada unidade da federação brasileira são selecionados para conhecer o trabalho dos senadores. O tema do Jovem Senador em 2014 é “Se eu fosse senador...”.

De acordo com Edson, o município tentará reforçar a participação dos estudantes do Parlamento Jovem de Palmeira no Jovem Senador com o objetivo de promover uma interessante experiência: fazer que um aluno participe de ambos os projetos e conheça as simulações das atividades legislativas nas esferas municipal e federal.

“Entendemos em Palmeira que a politização e a política participativa devem ser trabalhadas desde cedo”, disse.

Em 2015, a 2ª edição do Parlamento Jovem já está garantida em Palmeira. Para isso, estão sendo feitas visitas às escolas do município para estimular a participação dos alunos no projeto.

“Agora temos exemplos práticos para dar aos estudantes. Estamos em contato direto com eles e fazendo campanha para que participem”, informou a também coordenadora do projeto, Flaviana Zarpelon.

​Na Câmara Jovem do município paranaense, oito projetos de lei propostos pelos estudantes parlamentares foram aprovados na Câmara de Vereadores e sancionados pela Prefeitura. Entre eles estão os projetos sobre tratamento e assepsia de areia em área de recreação infantil em parques e escolas municipais de Palmeira, coleta de lixo eletrônico, atividades culturais e instituição de dias históricos.

Outro projeto que teve origem no Parlamento Jovem está em análise na Câmara Municipal - para o agendamento de consultas médicas a idosos e pessoas com deficiência. Assim como no Parlamento Jovem de Palmeira, as ideias dos jovens senadores podem ser aproveitadas pelos parlamentares e transformadas em lei. Em 2013, três sugestões propostas por jovens senadores foram apreciadas por comissões da Casa.


Saiba mais

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest