Comissão Julgadora do 8º Concurso de Redação tem reunião preparatória

Jurados fazem parte de órgãos parceiros.

A Comissão Julgadora do 8° Concurso de Redação do Senado se reuniu pela primeira vez na manhã desta segunda-feira (28), na sala de reunião do Interlegis. Os objetivos do encontro foram discutir os critérios de avaliação e definir a dinâmica de trabalho do grupo, cujas atividades iniciam-se dia 5 de outubro.

Neste ano, o Senado é responsável por duas etapas da seleção: a primeira, de classificação dos três primeiros lugares de cada unidade federativa (UF); e a segunda, de escolha dos três primeiros classificados considerando todo o país.

– No regulamento antigo, as Secretarias de Educação eram responsáveis por rankear as redações em primeiro, segundo e terceiro lugar. Agora, nós recebemos as três melhores redações dos estados e o trabalho de seleção é feito pela nossa Comissão Julgadora. Nós ampliamos para que tivéssemos maior participação nesse processo – explica a diretora da Secretaria de Relações Públicas (SRPSF), Andrea Valente.

Para essa avaliação, o Senado conta com colaboradores de órgãos parceiros. São eles: Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Câmara dos Deputados, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), e a Comissão Senado do Futuro.

Programa Senado Jovem Brasileiro

O programa é dedicado a alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país, e engloba o Concurso de Redação do Senado Federal. Cada escola submete apenas uma redação à Secretaria de Educação do estado, que seleciona as três melhores e encaminha ao Senado para análise da Comissão Julgadora. Os estudantes autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — têm a oportunidade de vir a Brasília para participar do projeto Jovem Senador. Assim, eles podem vivenciar uma simulação da atuação dos senadores da República, no que se refere a discussões e à elaborações de leis. Além disso, outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest