Sergipe orienta alunos a se prepararem para o Jovem Senador

Seduc - Sergipe

O Programa Jovem Senador/Senado Federal deste ano está sendo lançado sem a abertura das inscrições, que estavam previstas no cronograma para 30 de março e foi suspensa por conta da pandemia do Covid-19. O retorno das aulas nas escolas ainda está indefinido, o que impede de os alunos, com a ajuda dos professores, se inscreverem, sendo a produção de uma Redação argumentativa-dissertativa o objeto de sua inscrição.

A equipe nacional do Jovem Senador organizou uma estratégia de trabalho a ser desenvolvida pelas Coordenações Estaduais que dá condições dos alunos do ensino médio da rede pública se prepararem para elaborar a redação e, assim que tiverem abertas as inscrições, a enviarem com a documentação exigida, postando nos Correios, como determina o Regulamento. Todos os alunos matriculados regularmente no ensino médio da rede pública estadual de ensino, que tenham até 19 anos (completados até 31/12/2020) podem se inscrever.

A redação que obtiver o 1º lugar no Estado terá como prêmio a participação do aluno e do professor-orientador (que preparou os alunos e classificou o melhor para representar sua escola) na Jornada Legislativa no Senado Federal em Brasília, que acontecerá na semana de 23 a 27 de novembro de 2020, com todas as despesas pagas pelo Senado Federal (aluno e professor-orientador). O aluno representará Sergipe como Jovem Senador e receberá certificado pela função que exerceu.

O tema da redação deste ano é: Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania. A redação tem que ser um texto dissertativo-argumentativo com 20 a 30 linhas. A folha da redação, a ficha de inscrição e demais informações estão no site https://www12.senado.leg.br/jovemsenador, e no site www.seduc.se.gov.br, no carrossel verde, no banner Rede de Idiomas, Intercâmbios e Oportunidades /Jovem Senador. Também no Portal Rede de Idiomas, Intercâmbios e Oportunidades os alunos candidatos e professores terão à disposição informações e material de estudos para preparar a redação enquanto estão em casa.

A Coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador, professora Nadia Cardoso pede que os alunos fiquem atentos à abertura das inscrições, e também a todo material disponibilizado pela Seduc, para auxiliar vocês na elaboração das redações. “Estarão disponíveis textos, dicas, vídeos e ‘lives’ que acontecerão através do Instagram e Facebook/Educação Sergipe. Toda semana teremos materiais para os alunos-candidatos, para que, com ajuda dos seus professores, possam produzir uma excelente redação. Com isso, quando as inscrições forem abertas, todos estarão com suas redações prontas”. O e-mail seades.dase@gmail.com e o celular 99959-4356 também estão disponíveis para o esclarecimento das dúvidas.


IMPRIMIR | E-MAIL