Jovens senadores recebem boas-vindas e tomarão posse no Plenário nesta terça

Agência Senado

Os 27 estudantes selecionados no concurso de redação para participar do programa Jovem Senador receberam as boas-vindas no início da noite desta segunda-feira (25). Presidente do Conselho do projeto, o senador Irajá (PSD-TO) disse que os alunos terão a chance única de conhecer o dia a dia de um parlamentar e o funcionamento da Casa. Nesta terça-feira (26), os estudantes tomarão posse no Plenário do Senado. Até sexta (29), eles conhecerão as regras do processo legislativo e apresentarão, discutirão e votarão sugestões que podem tramitar como projetos de lei.
— Nós tivemos este ano a participação de 21 mil escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil [no concurso de redação]. Foram quase 120 mil redações. Vocês tiveram o privilégio de terem sido escolhidos, com todo o merecimento. Apenas um por estado foi selecionado. Vocês simbolizam esses milhares de alunos que gostariam de ter uma chance de estar aqui — disse Irajá.
O senador perguntou se algum dos estudantes teria interesse de concorrer a um cargo eletivo. Quatro levantaram a mão. A participação no projeto Jovem Senador, segundo o senador, pode ser a oportunidade de despertar neles o sonho para ingressar na vida pública e disputar, já no próximo ano, as eleições para vereador ou mesmo para prefeito.

Força de vontade

Diretora-geral do Senado, Ilana Trombka disse esperar que os alunos coloquem toda a força de vontade nos quatro dias em que atuarão como jovens senadores. A mesma força, disse, que fez com que chegassem a Brasília. Segundo ela, esta é uma oportunidade única.
— Vai ser intenso, vocês vão dormir pouco e trabalhar muito, porque assim é a vida dos senadores. O que a gente quer de vocês aqui é que não tenham limite [na apresentação de sugestões]. Pensem no país que vocês querem ajudar a construir. Façam valer a pena. Nós acreditamos em vocês.
A diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Érica Ceolin, afirmou que o projeto Jovem Senador é especial por acreditar que o futuro do país está na educação. A iniciativa, disse, permite que o Senado leve a política até os estudantes e ouça o que eles pensam, lembrando que o tema do concurso de redação deste ano foi "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil".
— Vocês já começaram vencedores, porque abraçaram um tema difícil e o destrincharam e explicaram da melhor forma.
Também deram as boas-vindas aos jovens senadores a diretora da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing, Maria Cristina Monteiro; o assessor técnico Marcelo Luis Koch, da Secretaria Geral da Mesa; e a consultora legislativa Roberta Assis.
Exposição
Antes das boas-vindas, no início da tarde, os jovens senadores participaram da abertura da exposição das 27 melhores redações do concurso que selecionou os estudantes que estão participando do programa. Na mostra, os textos foram emoldurados e pendurados em uma árvore cenográfica no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima.


IMPRIMIR | E-MAIL