Governador e Secretário de Educação de Pernambuco recebem estudantes de destaque em seu estado

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

O Governador do Estado, Paulo Câmara, ao lado do secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, recebeu, nesta quarta-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, os jovens representantes do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), Jovem Senador (PJS) e Jovem Embaixador (YA). Na ocasião, o governador bateu um papo com os estudantes, parabenizou as conquistas e ouviu as experiências vividas por eles através dos projetos, explanando a importância das Escolas de Referência e Escolas Técnicas em todo o processo.

As estudantes Monaísa de Sá, da Escola Professor Humberto Soares, de Petrolina, e Luana Magalhães, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aníbal Falcão, do Recife, foram selecionadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente, para o Projeto Jovem Senador através de redações. “Desde o meu primeiro ano tentava ser classificada para Jovem Senador, e agora, no meu último ano escolar, fiquei com a segunda colocação. Posso dizer que encerro com chave de ouro”, destacou Luana Magalhães, ficou com a segunda colocação na seleção e esteve no Palácio representando Monaísa de Sá, que venceu o concurso de Redação do Senado Federal com o texto de título “O valor do cidadão brasileiro perante o orçamento público” e viaja para Brasília acompanhada da sua professora orientadora, Elizenice de Vasconcelos, para a jornada parlamentar do Projeto Jovem Senador, entre os dias 25 e 30 deste mês.

Quem também está com viagem confirmada são os estudantes Elisa Maia Santos (EREM Ageu Magalhães), José Edson Amorim (ETE Cícero Dias/NAVE Recife) e Luan Torres de Moraes (ETE Governador Eduardo Campos - São Bento do Una). Neste ano, eles foram eleitos Jovens Embaixadores por Pernambuco e embarcam para os Estados Unidos para um intercâmbio de três semanas em janeiro. Mas, se engana quem acha que a bagagem desses jovens viajará sem nenhuma experiência. Quatro estudantes, entre eles Luan Torres, foram, anteriormente, selecionados para a jornada parlamentar e estiveram em Brasília no período de 23 a 27 de setembro para a apresentação de projetos.

“Além da experiência de conhecer como funciona o legislativo, tive a oportunidade de conhecer jovens incríveis, que estão buscando fazer mudanças em suas cidades e, futuramente, no Brasil”, comentou Luan, que levou o projeto de lei que prevê o aumento de 25% nos valores das multas para empresas responsáveis pelo despejamento de resíduos poluentes em rios, destinando o valor arrecadado para realização de palestras sobre Educação Ambiental nas escolas públicas.

"Fico muito feliz. São três programas muito importantes para o desenvolvimento desses jovens, seja em Brasília ou nos Estados Unidos. E hoje eles tiveram a oportunidade de falar um pouco com o governador do conhecimento que adquiriram e do trabalho que desenvolveram. É um reconhecimento para eles e para a educação em geral", comemorou o secretário Fred Amancio.


IMPRIMIR | E-MAIL