Estudantes votam nesta sexta, em Plenário, três projetos do Jovem Senador

Agência Senado

Os jovens senadores reúnem-se no Plenário nesta sexta-feira (29), às 14h, para votar três projetos de autoria dos próprios estudantes. As comissões Cecília Meireles, Nísia Floresta e Sobral Pinto, formadas pelos alunos, aprovaram nesta quinta (28) os pareceres apresentados às três propostas, resultado do trabalho iniciado segunda-feira (25) pelos 27 estudantes — um de cada unidade da Federação — selecionados para participar do Projeto Jovem Senador.

Um dos projetos obriga o Poder Público a promover e incentivar a participação de alunos de escolas públicas de educação básica em competições desportivas, concursos estudantis e olimpíadas em todas as áreas de conhecimento.

Outro destina as milhas, adquiridas com recursos públicos, concedidas pelas companhias aéreas, à aquisição de passagens ou hospedagens de estudantes e professores que participarem de atividades escolares extracurriculares.

O terceiro projeto do Senado Jovem institui o Minuto da Cidadania nas emissoras de rádio e TV e em sites na internet, para a divulgação de vídeos e áudios sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição.

Os pareceres das comissões aos projetos instruirão a votação em Plenário, que também examinará as emendas oferecidas às propostas. Os projetos do Senado Jovem com aprovação serão encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que decidirá se tramitarão como projetos de lei.

Consultoria

O trabalho legislativo dos jovens senadores está sendo acompanhado por seis consultores legislativos. A exemplo do que fazem rotineiramente junto aos senadores, os consultores orientaram os estudantes na elaboração, discussão e votação das propostas. Roberta Assis coordena o grupo, composto também pelos consultores Cesar Van Der Laan, Eduardo Simão, Issana Rocha, Luiz Beltrão e Ronaldo Martins.

— Todo ano a gente fica surpreendida. As pessoas presumem que os alunos que vêm não têm muita vivência, nem consciência, e que as discussões são pobres. Mas a realidade que a gente vem vivenciando ano após ano é justamente o contrário disso —ressaltou a consultora.

O resultado do nível do debate, disse Roberta, é que os projetos propostos estão em sintonia com os temas em discussão no Congresso Nacional. O que mostra, afirmou, que os estudantes chegam a Brasília mais descolados da realidade de suas escolas e município.

— Os meninos vêm apresentando preocupações da sociedade. Esse projeto de milhas, por exemplo, é um tema que está no Congresso. No ano passado, a gente teve discussão sobre fake news. A gente diz que o Jovem Senador é a "menina dos olhos" da Consultoria. Quando vem essa juventude e a gente vê o nível do debate, enche nosso coração de esperança de que a gente terá legislaturas no futuro que vão trazer debates ricos e gratificantes — concluiu.

Fonte: Agência Senado


IMPRIMIR | E-MAIL