Jovem Senador 2018 por Alagoas, Antonny Victor da Silva, é selecionado para Parlamento Jovem 2019

Seduc Alagoas

Texto de Ana Paula Lins

A Escola Estadual Firmo de Castro, de Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco, terá um aluno seu como representante alagoano na edição 2019 do Parlamento Jovem Brasileiro 2019 – programa da Câmara dos Deputados que propicia a estudantes do ensino médio vivenciar a jornada de um deputado federal durante uma semana em Brasília. Antonny Victor da Silva, aluno da 3a série do ensino médio, foi selecionado para representar Alagoas no programa. Ano passado, ele já havia sido o representante alagoano do Programa Jovem Senador.

O estudante viaja à Brasília no final de setembro e, apesar de ter uma experiência parlamentar anterior, disse-se surpreso com o resultado e agradeceu o apoio de sua escola e de seus professores. No Congresso, defenderá projeto do uso de transporte de cabotagem/hidroviário para produtos petroquímicos e eletroeletrônicos para reduzir fretes.

“É uma honra representar meu estado, agradeço a Deus, a meus professores, à escola e a todos da escola pelo apoio. Ser um Jovem Senador foi um divisor de águas na minha vida, amadureci bastante e passei a ter uma outra visão de mundo. Por isso, incentivo meus colegas a participarem de programas como estes”, fala Antonny.

Tony Ricardo, diretor da Escola Estadual Firmo de Castro, também comemora a conquista. “Ficamos honrados por termos, por dois anos seguidos, nosso aluno selecionado para o Jovem Senador e, agora para o Parlamento Jovem. Isso estimula ainda mais o nosso trabalho e é consequência dos projetos de redação desenvolvidos pela professora Clésia”, frisa.

A titular da 9a Gerência Regional de Educação, Maria Cristina Boia, destaca a importância do programa. “Ter um representante da nossa região e da nossa Gere neste programa de abrangência nacional é um orgulho. Uma experiência enriquecedora em todos os sentidos e que recomendamos a todos os estudantes da rede estadual de ensino”, afirma a gerente.

Incentivo – A professora de Língua Portuguesa Clésia Hora foi a professora orientadora de Antonny durante a seleção do Parlamento Jovem. A educadora promove projetos voltados à redação na escola e busca desenvolver o potencial de seus alunos ao máximo. “Ao todo, 240 alunos nossos participaram da primeira fase do Parlamento Jovem e o Antonny foi o escolhido para representar Alagoas. Seu exemplo estimula os demais estudantes.Em nossos projetos de redação, incentivamos os alunos a desenvolverem seus argumentos com mais profundidade, a lerem mais. Acreditamos no potencial desses jovens e queremos que sejam os autores de sua própria história”, declara Clésia, emocionada.

Uma das novas pupilas de Clésia é Yasmille Ribeiro da Rocha, aluna da 1a série do ensino médio. Ela já foi escolhida como a representante da escola para o Programa Jovem Senador e, agora, segue para a seletiva da 9a Gere.“A professora Clésia me motiva bastante e o Antonny também. Quero participar do programa também para melhorar minha redação, pois meu sonho é fazer uma faculdade de Medicina”, revela a garota.


IMPRIMIR | E-MAIL