Jovem Senador: estudante de Itapajé tem redação selecionada e participará de jornada parlamentar em Brasília

Secretaria de Educação do Ceará

A estudante cearense Ivana de Sousa Brandão, que cursa a 3ª série na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, do município de Itapajé, irá a Brasília para tomar posse no Projeto Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Ao todo, foram selecionados 27 estudantes, um de cada unidade da Federação, que escreveram redações abordando o tema "A constituição cidadã 30 anos depois". A cerimônia de posse ocorrerá no próximo dia 20, terça-feira, às 10 horas, no Plenário da Casa.

Ivana foi eleita com a redação intitulada "O impulso à efetivação da cidadania". A formação do pensamento crítico, a conquista da liberdade e dos direitos individuais foram os pontos centrais da redação aprovada. "O pensamento crítico importa em ser autônomo, desenvolver as próprias opiniões e defendê-las, tendo uma percepção mais ampla do mundo e encontrando melhores condições para transformá-lo, para que se torne mais justo. O tema é mais do que atual, e foi uma oportunidade muito boa de aprender mais sobre a Constituição", considera a autora.

A estudante, que tem 17 anos, foi orientada pela professora Gevania de Oliveira Matos, e ressalta que o incentivo recebido na escola foi fundamental para o sucesso no processo seletivo. "Os professores incentivaram bastante a nossa participação. Não só por causa da experiência da viagem em si, mas, pelo exercício da escrita que o desafio propõe", aponta Ivana.


Atividades

Os jovens senadores estarão em Brasília de 19 a 24 de novembro de 2018. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. O encerramento se dá com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino foram convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema em questão e enviar o melhor texto à Secretaria da Educação do Estado (Seduc). A Secretaria, por sua vez, selecionou três redações para representar o estado na etapa nacional.

No Senado Federal, uma comissão julgadora foi formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e, também, o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — foram automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

Conquista

“Quero deixar um depoimento de incentivo aos meus colegas. Se eu consegui, os demais alunos de escolas públicas também podem. É uma oportunidade que se apresenta para todos, e não há nada que os impeça", conclui Ivana.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A ação é realizada anualmente e proporciona a alunos do ensino médio, com idade até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.


2º e 3º lugares no Ceará

Também alcançaram destaque as produções textuais apresentadas pelos estudantes Antônio Rogério Bié de Moura, da EEEP Monsenhor Luís Ximenes Freire (no município de Santa Quitéria), que ficou em 2º lugar no estado, e Keila Gomes Marinho, do Colégio Estadual Paulo Sarasate (no município de Canindé), que obteve a 3ª colocação. Os títulos das redações foram, respectivamente, "Quando o povo não muda, a nação padece", e "A Constituição Federal diantes dos brasileiros".



07.11.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc
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