Estudante de Novo Alegre é selecionado para representar o Tocantins no Projeto Jovem Senador 2018

Surgiu

O Senado Federal divulgou nesta quinta-feira, 4, o resultado do 11º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro. Do Tocantins, foi selecionado o estudante Marcos Paulo Araújo Moreira, 17 anos, do Colégio Estadual Dr. João D’ Abreu, de Novo Alegre, região Sudeste do Estado.

O estudante apresentou a redação ‘Pilares constitucionais consolidados’, orientado pela professora Mariza de Jesus Ferreira. Marcos Paulo destacou o apoio da equipe escolar nessa conquista. “Estou muito feliz de participar do Jovem Senador. Essa conquista foi muito importante porque desde ano passado estamos lutando por esse prêmio, com esforço de minha professora e toda a gestão escolar. Ano passado, ficamos em terceiro lugar. Será um reconhecimento para minha escola e minha cidade de Novo Alegre. Quero passar essa experiência no parlamento aos meus colegas como forma de incentivo, não só pela premiação, mas também pelo reconhecimento. Essa vivência em Brasília vai fazer muita diferença na minha vida”, destacou.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 19 a 24 de novembro e a cerimônia de posse ocorrerá no dia 20 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem, e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Nesta edição, foram apresentadas ao projeto mais de 190 mil redações em todo o país, um aumento de 28% em comparação com a Edição de 2017. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal.

Outro finalista pelo Tocantins este ano foi Luiz Eduardo Duarte Sousa, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, de Colmeia, orientado pela professora Devilsa Mendes Duarte Sousa, que ficou com a medalha de prata.

Jovens Senadores

Em 2018, o Jovem Senador mobilizou mais de 345 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos de idade, um aumento de 7% em relação à edição anterior. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na Capital, incluindo um curso de formação. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de mais de 8 mil professores orientadores.


IMPRIMIR | E-MAIL