Jovem Senador tocantinense fala da experiência da jornada legislativa em Brasília

Secretaria de Educação do Estado do Tocantins

O estudante Gabriel Fernandes Mendes, da Escola Estadual Madre Belém, de Palmas, apresentou, nesta segunda-feira, 11, um pouco da experiência vivida na jornada parlamentar do Programa Jovem Senador, no qual representou o Tocantins. O relato aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) durante a confraternização de final de ano da pasta, com a participação dos servidores.

“Foi a melhor experiência que tive na vida. Todas as pessoas deveriam ter essa oportunidade de conhecer de perto como funciona o processo legislativo para entender como podemos contribuir com o nosso País. No Senado, participamos do processo de discussão utilizando os mesmos formatos que os senadores utilizam para os enfrentamentos dos problemas sociais”, disse Gabriel.

O tocantinense e representantes das demais unidades da federação estiveram em Brasília de 27 de novembro a 2 de dezembro. Para vencer os concorrentes, Gabriel redigiu uma redação como título ‘Efeitos da Imensidão’, sobre intolerância, tema do programa deste ano. Outras produções textuais de Gabriel já o levaram a ser finalista em duas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2014, na categoria crônica e, em 2016, com um artigo de opinião.

A professora que orientou o estudante, Gleice Fernandes Carvalho, também esteve na Capital Federal participando de uma formação específica para os educadores. “O aprendizado proporcionado pelo Jovem Senador começou em sala de aula, quando trabalhamos o tema intolerância com os alunos, sem falar na formação em Brasília, que foi excelente. Voltei com muito conhecimento na bagagem, mais motivada para dar continuada às atividades profissionais e para incentivar outros alunos e colegas a participarem”, frisou.


IMPRIMIR | E-MAIL