PJ de Palmeira visita Assembleia Legislativa do Paraná

Câmara Municipal de Palmeira - PR

O Parlamento Jovem de Palmeira esteve na última terça-feira (12), em visita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Casa, como também entender mais sobre o funcionamento do processo legislativo, mas desta vez em âmbito estadual. Ao todo, 11 dos 16 representantes jovens do município, entre vereadores jovens e suplentes, foram acompanhados de servidores da Câmara.

Na visita, os representantes do Legislativo palmeirense foram guiados pela servidora do cerimonial da Alep, Jenifer Sarti Andrade, que no Plenário explicou o funcionamento da Casa, como todo o processo legislativo. “A Câmara de Palmeira novamente surpreendendo com estudantes bem informados sobre o processo legislativo, mas cheios de perguntas sobre o funcionamento da Alep e do trabalho dos deputados”, comenta Jenifer.

Os pjs estiveram com o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), que conversou com os vereadores juniores de Palmeira. Ele disse que a iniciativa é melhor forma de despertar o interesse dos jovens pela vida política, e a consciência que todas as conquistas acontecem pela via política. “Este despertar é fundamental para que tenhamos novos líderes no futuro”, disse Traiano.

Além do presidente do Legislativo Estadual, no plenário, os pjs conversaram e tiraram fotos com diversos deputados como Requião Filho (PMDB), Tercílio Turini (PPS) e Hussein Bakri (PSC), bem como, foram recebidos por assessores no gabinete da deputada estadual Maria Victória (PP) e pelo deputado Edson Praczyk (PRB), também em seu gabinete. Os visitantes assistiram trecho da Sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conheceram o Salão Nobre da Alep e ainda foram encaminhados para assistirem a 67ª Sessão Ordinária de 2016.

Em entrevista a TV Assembleia, o vereador júnior, Lucas Padilha de Oliveira contou que o Parlamento Jovem de Palmeira proporciona a oportunidade de adquirir conhecimento sobre o Poder Legislativo de sua cidade. A pj Stefani Caroline Kapp dos Santos completou o raciocínio do colega. “Você conhece novas pessoas, conhece como funciona o a tua cidade, como são criadas as leis, os requerimentos e as indicações. É uma experiência incrível!”, comenta a estudante.

Em sua terceira edição, é a terceira vez que estudantes palmeirenses, através da Câmara Municipal conhecem a Assembleia Legislativa do Paraná. A visita guiada é realizada sempre no mês de julho.

Assista a reportagem da TV Assembleia no link.


IMPRIMIR | E-MAIL