Câmara se desloca mais de 800 km para Oficina Interlegis de SAPL
Servidores do pequeno município de São João do Ivaí, do centro-norte paranaense, percorreram 840 km até Gravatal, no sul de Santa Catarina, para se capacitar e modernizar o processo de análise e votação de projetos de lei usando o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta oferecida gratuitamente pelo Programa Interlegis, do Senado Federal.
“Ficamos sabendo dos produtos do Senado através das oficinas do Interlegis, e queremos implantar o SAPL e o Portal Modelo para agregar à nossa transparência, para que a população acompanhe a movimentação da câmara. A oficina foi excelente e tudo foi passado com clareza, para chegarmos no nosso município e colocarmos tudo em prática”, disse a contadora da câmara, Aline Talma.
Por meio do SAPL, é possível informatizar toda a rotina da casa legislativa, desde a apresentação de uma proposta até a sua votação final, que pode ser acompanhada pelos cidadãos a partir de um painel eletrônico. As regras de formatação e alimentação do sistema foram o ponto central da oficina para 21 alunos de seis câmaras municipais, realizada entre 2 e 4 de outubro na Câmara de Vereadores de Gravatal. Quem conta é o instrutor Adalberto de Oliveira.
“A oficina de SAPL em Gravatal foi muito interessante, das seis câmaras que participaram apenas duas tinham o sistema instalado. As que não possuíam, saíram da oficina com o desejo de firmar o ACT [Acordo de Cooperação Técnica] e solicitar o SAPL”, explicou.
Revezamento - Monitor da oficina de SAPL, JB Góis virou professor da oficina seguinte, no mesmo local. Com monitoria de Adalberto de Oliveira, ele ensinou a mesma turma a configurar e alimentar o Portal Modelo, que assegura a utilização da extensão .leg às casas legislativas de todo o país e abre espaço para a disponibilização de todas as informações importantes do parlamento, incluindo as leis municipais e o regimento interno. O curso sobre Portal Modelo se encerra nesta sexta-feira (6).