Ações inovadoras do Interlegis ganham prêmios nacionais

13/06/2025 11h18

Neste mês de junho, o Senado Federal conquistou dois importantes prêmios nacionais. A instituição foi reconhecida por ações inovadoras no setor público, e pelo compromisso com a sustentabilidade e a igualdade de gênero.

A Oficina de Gestão Pública Sustentável, do Programa Interlegis, em parceria com o Núcleo de Coordenação de Ações de Responsabilidade Social (NCAS), levou o primeiro lugar no Prêmio Conexão Inova, na categoria Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança (ASG). A iniciativa auxilia gestores e técnicos na elaboração de Planos de Logística Sustentável, promovendo boas práticas de sustentabilidade. A oficina já atendeu mais de 500 assembleias legislativas e câmaras municipais em todo o Brasil.

Já a Cartilha da Vereadora ganhou o primeiro lugar na categoria Publicação do Prêmio Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas). Lançada em março de 2024, o material foi elaborado pelo ILB/Interlegis em parceria com o Comitê de Gênero e Raça e a Procuradoria da Mulher. A cartilha é voltada ao fortalecimento da atuação de vereadoras — e vereadores — na luta contra a violência de gênero e na ampliação da participação feminina na política.

Compromisso com a democracia

Para a coordenadora do Interlegis, Mariana Moura, esse reconhecimento público tem um efeito multiplicador ao destacar iniciativas concretas e replicáveis, o que pode estimular a adesão de novas casas legislativas às ações do programa.

"Os prêmios aumentam a visibilidade das metodologias adotadas pelo Interlegis e demonstram sua efetividade na promoção de mudanças estruturais no Legislativo. Isso tende a ampliar parcerias institucionais e estimular outras organizações públicas a incorporar boas práticas na gestão pública. Em última instância, os prêmios contribuem para consolidar uma cultura de inovação e comprometimento com os valores democráticos e os direitos fundamentais no setor público", avaliou. 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), comemorou a valorização das ações institucionais em prol da cidadania. "Essas conquistas demonstram o esforço contínuo da instituição em promover práticas sustentáveis e fortalecer a participação das mulheres na política", destacou.

Davi também agradeceu o esforço coletivo que garantiu os prêmios. "Com justificado orgulho, registro mais esse reconhecimento externo ao trabalho desta Casa, colaborativo, que realizamos no Senado da República".

Texto: João Victor Rodrigues, com informações da Agência Senado
Edição: Renina Valejo