Senado promove Encontro Interlegis em Belo Horizonte no dia 29

Numa parceria com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Programa Interlegis do Senado Federal estará na capital mineira no dia 29 de novembro para evento que junta capacitação e diálogos legislativos.
22/11/2023 09h59

Numa parceria com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Programa Interlegis do Senado Federal estará na capital mineira no dia 29 de novembro para evento que junta capacitação e diálogos legislativos. As inscrições para o Encontro Interlegis, abertas a todos os públicos, podem ser feitas em poucos cliques aqui, usando para isso a chave ECBH.

Entre os destaques do Encontro estão palestras sobre o orçamento público e sobre a função educativa do parlamento. O Senado será representado pelo diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Meneguin, que falará sobre a trajetória do Programa Interlegis.

“O Encontro Interlegis promove essa interação entre câmaras, assembleias e Senado Federal, e quando temos um Legislativo funcionando bem, estamos ajudando com que a Democracia funcione melhor. O Legislativo tem uma missão constitucional importante e o Senado Federal colabora para que ele desempenhe melhor essa função e fortaleça a democracia brasileira”, justifica Fernando Meneguin.

Também representarão o Senado as consultoras legislativas Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos, que dará palestra sobre “Orçamento Público como ferramenta de controle social”, e Tatiana Feitosa de Britto, que vai falar sobre “Função Educativa do Poder Legislativo”. A abertura do evento, às 14h, será feita pelo presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, vereador Gabriel, e logo em seguida haverá a exibição de vídeo de boas vindas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Neste ano, Senado e Câmara Municipal de Belo Horizonte firmaram acordo de cooperação técnica voltado a promover o intercâmbio de conhecimentos, capacitar servidores para o desempenho das funções legislativas e estimular a participação cidadã no processo político. O Encontro Interlegis na capital dos mineiros é a primeira iniciativa a materializar essa parceria, que neste caso conta ainda com o apoio da Escola do Legislativo, setor da Câmara Municipal que atua na oferta de cursos e treinamentos e coordena as ações de educação para a cidadania.

Interlegis – O Programa Interlegis foi criado em 1997, e é operacionalizado pelo ILB, escola de governo do Senado Federal. O objetivo do Programa é modernizar e integrar as casas legislativas, e para isso disponibiliza ferramentas tecnológicas e oficinas de capacitação, remotas e presenciais. Saiba mais.