SIS libera demonstrativo de despesas com o plano de saúde em 2025

Demed é essencial para quem vai fazer a declaração de imposto de renda na modalidade completa, que permite deduzir despesas com saúde da base de cálculo do imposto devido
02/03/2026 13h37

Titulares e ex-titulares do SIS que fizeram pagamento ou receberam reembolso do plano de saúde no ano passado precisam ter o demonstrativo de despesas com o SIS para completar a Declaração de Imposto de Renda 2026. O documento foi enviado aos titulares aposentados, parlamentares, pensionistas e servidores exonerados no endereço de e-mail cadastrado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal. Já os servidores ativos devem buscá-lo no site do SIS (www.senado.leg.br/SIS) ou na intranet (https://intranet.senado.leg.br/). 

Como acessar  

O Portal do SIS, onde os extratos estão disponíveis, pode ser acessado pelo site do SIS (www.senado.leg.br/SIS – Financeiro – Extrato Financeiro) ou pela intranet (https://intranet.senado.leg.br/ – SIS/Saúde – Informações Gerais do SIS – Extratos e Demonstrativos).  

Na janela de autenticação, insira login e senha (os mesmos usados na intranet do Senado) e clique em “Acessar”. Selecione "Demonstrativos" no menu listado à esquerda e, em seguida, “Demonstrativo IRRF”. Insira o ano de referência “2025” e clique no botão azul "Emitir Demonstrativo". Logo depois, clique no botão verde para recarregar a página e visualizar o demonstrativo. A partir daí, basta fazer o download do documento e salvá-lo no computador. 

Dificuldades de acesso 

Beneficiários que não têm login e senha de acesso à intranet podem solicitá-la à Central do Servidor pelo e-mail centraldoservidor@senado.leg.br. 

Caso o Portal do SIS acuse como incorretos os dados de acesso utilizados na intranet, o beneficiário deve relatar o problema e solicitar ajuda pelo e-mail sis@senado.leg.brinformando seu login no texto da mensagem. Esse mesmo canal pode ser utilizado pelos aposentados, parlamentares, pensionistas e ex-servidores que buscam o reenvio do demonstrativo. 

Dúvidas e divergências 

Em caso de divergências de informações ou outro problema identificado no conteúdo do demonstrativo, envie e-mail para sis@senado.leg.br, informando nome completo e CPF do titular, e esclarecendo detalhadamente a demanda. Esse canal também está disponível para o atendimento de outras dúvidas. 

Falecimento 

Titular que pagou tratamento de dependente que faleceu no ano passado deve ficar atento, pois a morte gera o cancelamento do CPF do dependente econômico. Ao declarar gastos com o plano de saúde, o titular do SIS deve vincular os valores pagos ao CPF do dependente falecido e só pode lançar as despesas faturadas até a data em que o CPF estava válido. Além disso, precisa indicar a exclusão do dependente por falecimento na declaração de imposto de renda. 

CNPJ 

O SIS opera sob o CNPJ do Senado Federal (00.530.279/0001-15), número que o beneficiário deve informar ao inserir as despesas com plano de saúde na declaração de ajuste de imposto de renda. A Secretaria Integrada de Saúde esclarece que a declaração de imposto de renda da pessoa física é de responsabilidade do próprio interessado. Dúvidas em relação ao preenchimento da declaração devem ser sanadas por canais de atendimento da própria Receita Federal.